Tratamento caseiro para afta

Muito incomodativas, as aftas aparecem devido a uma inflamação da muscosa bucal. São caracterizadas como lesões ulcerosas, que podem acontecer em qualquer local da boca e acontecer a qualquer altura.

Embora se desconheça as causas das aftas, sabe-se que existem alguns factores, que podem despertar o aparecimento deste tipo de infecção. Uma das causas prováveis pode ser a associação genética ou a vivência no mesmo ambiente, embora se saiba que as aftas nada têm a ver com o vírus do herpes.

O stress, problemas digestivos, pancadas na zona do maxilar, escovação excessiva dos dentes ou reações alérgicas são também outros dos factores que podem causar o aparecimento das aftas.

A língua, o interior das bochechas e os lábios são as zonas mais afectadas por estas pequenas manchas arredondadas, com aspecto esbranquiçado e que causam bastante ardor. Por vezes, torna-se até difícil a ingestão de alimentos e liquídos que tenham um toque mais ácido.

Existem várias formas de prevenir o aparecimento de aftas, como evitar situações de stress ou manter uma alimentação equilibrada, mas também há alguns remédios caseiros, que podem resolver o desconforto que as aftas provocam.

Tratamento caseiro para afta

Um bom tratamento caseiro, para fazer com que as aftas desapareçam, é tomar um chá de aipo caseiro. Como o aipo é um diurético, permite que as aftas, causadas pelos problemas digestivos e pela ingestão de alimentos picantes, desapareçam.

Para isso, basta ferver um litro de água e deitar num copo que tenha três colheres de sopa de aipo picado. Depois de coado, basta beber o chá. Outro método caseiro conhecido é a aplicação de mel por cima das aftas, para ajudar a cicatrizar.

O uso de bicabornato de sódio, diretamente na afta ou beber uma solução de bicabornato em 100 ml de água, duas a três vezes ao dia, pode também ajudar a combater as aftas.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:53 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)