11 Tratamentos Caseiros Para Impetigo

Tratamento Caseiro Para Impetigo: O que é impetigo? É uma infecção cutânea superficial, ou seja o impetigo é uma infecção da pele bastante comum em crianças e bebês.

Esta infecção é causada devido ao microrganismo Staphylococcus aureus e Streptococcus e pode atingir qualquer zona da pele, sendo as mais comuns a face e as mãos.

impetigo-em-rosto-de-bebe

Causas do impetigo?

Esta infecção bacteriana pode advir de contaminação de lesões ou feridas que existam na pele, ou seja, acaba por ser uma segunda infecção, e é uma doença contagiosa.

impetigo-contagioso-em-nariz-de-crianca

Um ferimento mal limpo cria um ambiente propício para o desenvolvimento de novas infecções, neste caso o impetigo.

Tipos

Existem tipos diferentes de impetigo como o impetigo contagioso, impetigo bolhoso e até o tipo que produz eczemas.

Sintomas

imagem-dos-sintomas-de-impetigo-nos-bracos

O impetigo carateriza-se pela formação de bolhas ou não. Se for um impetigo que forme bolhas (bolhoso), estas após rebentarem ficam crostas, se for um impetigo sem formação de bolhas este manifesta-se com crostas melcéricas (da cor do mel).

Esta infecção dermatológica é provocada por dois agentes: pelas bactérias estreptococos e pelos estafilococos. A diferença entre estes agentes tem a ver no modo como a doença se manifesta.

O impetigo por estreptococos apresenta uma lesão inicial inflamatória, com a região avermelhada e depois uma secreção purulenta, que evolui para a formação de crostas.

O impetigo por estafilococos liberta muita secreção purulenta e apresenta bolhas (apesar de as bolhas não ser sempre regra para tal).

Deve-se iniciar o tratamento assim que surjam os primeiros sintomas, tentando sempre prevenir a forma mais grave do impetigo, o Ectima, uma variação da doença que atinge níveis mais profundo dos tecidos. Como tal lave sempre as feridas, cortes ou lesões com antissépticos e antimicrobianos.

Fale com o seu médico para a recomendação de toma de antibióticos. O diagnóstico do impetigo deve ser feito por um médico para se identificar qual o microrganismo responsável pela infecção.

Felizmente existem vários remédios caseiros para tratar o impetigo. Um bom remédio 100% natural para o impetigo passa pela mistura destes 3 excelentes ingredientes: óleo de malaleuca, alfazema e amêndoa.

oleo-de-amendoa

Ingredientes Para o Tratamento

  • 1 Colher de sopa de óleo de amêndoa
  • ½ Colher de chá de óleo essencial da árvore do chá (Óleo de Rosalina, Melaleuca Ericifolia)
  • ½ Colher de chá de alfazema

Preparação

Misture os ingredientes num recipiente. Aplique uma gota da mistura nas bolhas de impetigo pelo menos 3 vezes por dia. A malaleuca é uma planta medicinal com propriedades anti bacterianas que ajuda a secar as bolhas de impetigo.

O que Procura?
Tratamento Natural para Rinite Alérgica

O óleo essencial de alfazema ajuda a suavizar e eliminar a inflamação. Pode aplicar este remédio caseiro tanto em crianças como em adultos.

A nossa sugestão não resultou? Nesse caso propomos-lhe mais 10 remédios caseiros fantásticos para curar o impetigo, enviados pelos nossos leitores.

Vinagre branco

vinagre-branco

Para curar as áreas vermelhas doloridas, é essencial manter a mesma limpa, usando água ou um agente antibiótico para lavar.

Você pode preparar sua própria solução antibiótica com vinagre branco. Isso vai ajudar a parar o alastramento da infecção e secar a área afetada.

1 – Misture uma colher de sopa de vinagre branco destilado com 2 copos de água tépida.
2 – Usando uma bola de algodão, lave a pele infectada com esta solução.
3 – Seque gentilmente a pele e aplique algum óleo ou pomada antibiótica.
4 – Cubra a área com uma camada de gaze.
5 – Repita o procedimento 2 ou 3 vezes por dia até a infecção sumir.

Nota: Não esfregue a área quando estiver lavando, uma vez que isto pode irritar a pele.

Enviado por Cesár

Terapia de calor

terapia-de-calor-para-impetigo

Sabia que pode usar terapia de calor para curar o impetigo. O calor ajuda a matar as bactérias responsáveis por esta infecção. No mais, vai ajudar a secar as feridas e lesões causadas pelo impetigo.

1 – Embeba um pano em água quente, torcendo o excesso de líquido.
2 – Aplique o pano quente na área afetada por alguns minutos.
3 – Repita o processo várias vezes por dia.

Utilizando um secador você também pode aplicar calor na área afetada. Mantenha o calor do secador no mínimo quando fizer isso.

Enviado por Miguel

Óleo da árvore do chá

oleo-essencial-da-arvore-do-cha

O Óleo essencial da árvore do chá (malaleuca) pode interromper o alastramento desta infecção bacteriana. Este óleo essencial possui poderosas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que ajudam no combate da infecção e aliviam os sintomas.

Adicione algumas gotas de óleo da árvore do chá à uma colher de sopa de óleo de oliva. Aplique a mistura sobre a área afetada. Deixe ela agir de 20 a 30 minutos, depois remova com água morna. Faça isso 2 ou 3 vezes por dia, por alguns dias.

Alternativamente, adicione algumas gotas de óleo da árvore do chá à uma pequena bacia de água morna. Use a solução para lavar a área afetada algumas vezes diariamente.

Nota: Não consuma o óleo da árvore do chá oralmente, pois isto pode ocasionar efeitos colaterais.

O que Procura?
Protetor Solar Caseiro

Enviado por Sophia

Extrato de sementes de toranja

extrato-de-sementes-de-toranja

O Extrato das sementes da toranja é bastante efetivo na cura do impetigo. Ele possui propriedades antioxidantes e antibacterianas, funcionando como um desinfetante atóxico.

Adicione algumas gotas de extrato de sementes de toranja com duas colheres de sopa de água. Aplique na área afetada com algodão 2 ou 3 vezes por dia. Isto pode causar alguma coceira de início, mas irá curar a infecção logo.

Você também pode tomar suplementos deste extrato duas vezes por dia para acelerar a recuperação. Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer suplemento

Enviado por Alice

Alho

oleo-de-alho-em-gotas

O Alho é outro agente anti-infeccioso efetivo com propriedades antibióticas naturais que ajudam a matar a bactéria. Ele também ajuda a aliviar a dor e coceira.

Aqueça 2 colheres de sopa de óleo de gergelim e frite 2 ou 3 dentes de alho picados. Esfrie o resultado e retire o óleo.

Aplique o óleo da fritura na área uma ou duas vezes por dia por alguns dias.

Você também pode adicionar alguns dentes de alho crus à sua dieta. Se for tomar como suplemento, sempre consulte um médico para saber a dosagem correta.

Enviado por Davi

Mel de Manuka

mel-de-manuka

Mel de Manuka possui propriedades antibacterianas, antissépticas e curativas que ajudarão a inibir o crescimento bacteriano que causa impetigo. Ele também acelera o processo de cura de machucados na pele e dá um aumento na sua imunidade.

Espalhe um pouco de mel de manuka na área afetada. Deixe descansar por algumas horas antes de lavar com água morna. Repita o processo algumas vezes diariamente por alguns dias.

Também coma de 1 a 2 colheres de sopa de mel de manuka diariamente para ajudar seu corpo a combater a bactéria.

Enviado por Julia

Hidraste (hydrastis canadensis)

hidraste-hydrastis-canadensis

O Hidraste, conhecida como goldenseal, Raiz-Amarela, Raiz-Laranja, e Framboesa-de-Chão, também pode ser utilizada para tratar o impetigo.

Ela possui propriedades tanto antibacterianas quanto antissépticas que podem ajudar a desinfetar bolhas e vermelhidão na pele. A planta também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Prepare um copo de chá com a erva, adicionando uma colher de sopa de Hidraste em pó num copo de água quente por 10 minutos.

Coe e espere o chá esfriar. Após isso utilize o chá para limpar a área infectada duas vezes, diariamente por alguns dias.

Alternativamente, aplique creme ou loção de Hidraste na pele infectada 2 ou 3 vezes por dia por uma semana.

Você também pode optar por tomar essa erva como suplemento. Para obter a dosagem correta para você, consulte seu médico.

O que Procura?
Remédio Caseiro para Fraqueza Muscular

Enviado por Isabella

Aloe Vera

Retirar gel do Aloe Vera

A aloe vera, babosa, também é uma planta bastante eficaz na cura natural do impetigo devido a suas propriedades reparadoras da pele, antissépticas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Os seus antioxidantes aumentam sua imunidade para combater a infecção.

Corte a folha de babosa fresca e extraia o gel interno, como mostra a imagem acima. Aplique diretamente na área afetada e deixe agir por pelo menos 30 minutos. Reaplique 2 ou 3 vezes diariamente por uma semana.

Também beba suco de babosa para aumentar sua imunidade.

Enviado por Lucas

Zinco

O mineral zinco possui um papel essencial na melhoria da nossa imunidade. Ele interage com o processo celular, neutralizando infecções bacterianas e ajuda a equilibrar a resposta imune natural. Também podendo reduzir o risco de impetigo em bebês prematuros.

impetigo-em-bebe

Um estudo realizado em 2012, publicado no The Pediatric Infectious Disease Journal mostrou um efeito positivo no uso de suplemento pré-natal de zinco para evitar impetigo em recém-nascidos de Bangladesh.

Para ajudar no tratamento, inclua comidas ricas em zinco à sua dieta. Fontes naturais de zinco incluem feijões, nozes, alguns frutos do mar, grãos integrais e cereais enriquecidos.

Você também pode tomar um suplemento de zinco de 15 a 25 mg por dia, para ajudar no combate à infecção. Sempre consulte seu médico antes de tomar suplementos.

Enviado por Giovanna

Mudanças na dieta

mudancas-na-dieta-e-frutas-para-impetigo

Realizar uma dieta saudável vai te ajudar a combater infecções, aumentar a imunidade a ainda promove uma recuperação acelerada.

  • Inclua vegetais frescos e sucos de frutas cítricas à sua dieta. Use vegetais e frutas com altos níveis de antioxidantes para ajudar seu corpo à combater a infecção.
  • Beba de 2 a 3 copos de suco fresco de maçã diariamente.
  • Aumente seu consumo de ômega-3.
  • Evite açúcares processados e frituras por algum tempo.
  • Reduza ou elimine as carnes vermelhas de sua dieta até que a infecção tenha passado.
  • Se certifique de beber uma ampla quantidade de água pelo dia para manter seu corpo hidratado.

Dicas adicionais

– Não toque a pele afetada com frequência.
– Não cutuque ou coce as áreas afetadas por impetigo.
– Lave suas mãos regularmente com sabão antibacteriano e evite compartilhar toalhas.
– Tome banho ou se lave com água morna regularmente.
– Lave as roupas e panos com água quente e seque-os diretamente na luz solar.
– Limpe as áreas de superfície de sua casa com produtos antibacterianos.
– Fique em casa por alguns dias para prevenir o contágio desta infecção de pele para outros.

08. novembro 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *