10 Tratamentos Caseiros para Mastite (infecção da mama durante a amamentação)

A mastite caracteriza-de por uma inflamação da mama, que geralmente ocorre durante a fase de amamentação, e poderá gerar sintomas como a dor, desconforto, e às vezes a presença de um pontinho branco no mamilo afectado pela inflamação.

Mastite

A infecção ocorre especialmente durante os primeiros 3 meses de amamentação.

As mulheres que tiveram mastite antes e aquelas com um sistema imunológico enfraquecido estão mais propensas a adquiri-la no futuro.

São raros os casos em que a mastite ocorre em mulheres que não amamentão, e pode até ocorrer na pós-menopausa.

Sintomas

O primeiro sinal de mastite é geralmente uma área dolorosa no peito que se sente quente ao toque e fica avermelhado.

A infecção faz a mama ficar quente, inchada, vermelha e dolorosa à medida que a inflamação avança. As dores, os calafrios e a febre são outros sintomas adicionais que podem ocorrer durante a mastite.

Perigos se não tratada

A mastite não tratada pode afetar os gânglios linfáticos debaixo do braço do lado do peito infectado, podendo dar origem ao desenvolvimento de um abscesso na zona.

Tratamento médico

Os Antibióticos são a solução que deve ser evitada, uma vez que acarreta efeitos colaterais durante na alimentação do bebê.

Felizmente, a patologia geralmente responde bem a alguns remédios naturais, ideais semptre que existe uma infecção da mama ou ducto bloqueado.

Apesar de ser um problema bastante desconfortável que afecta imensas Mulheres durante este período das suas vidas, a mastite poderá ser eficazmente tratada através da utilização de determinadas técnicas caseiras, como é o caso de repouso, aumento da ingestão de líquidos e esvaziamento da mama afectada através da amamentação, o que em muito poderá contribuir para amenizar todo o desconforto causado pela inflamação.

Tratamento caseiro para mastite

Para evitar a acumulação excessiva de leite na mama afectada, o que poderá provocar imensas dores, recomenda-se que dê de mamar diversas vezes ao dia.

Caso o bebé não consiga esvaziar a mama durante a mamada, poderá proceder à remoção do leite restante com as mãos, o que funcionará igualmente bem.

O importante é fazer todos os possíveis para evitar a acumulação, pois tal apenas acabará por complicar ainda mais o problema já existente.

Deverá proceder ao tratamento da mastite assim que começar a experienciar os primeiros sintomas, pois se permitir a sua evolução, poderá ser necessário recorrer à ingestão de determinados medicamentos.

Durante este período, é extremamente importante que não interrompa a amamentação, de modo a prevenir o agravamento da inflamação.

É importante, também, que peça aconselhamento junto do seu médico, de forma a certificar-se de que se encontra a agir corretamente.

Com a saúde não se brinca, daí ser importante não prescindir de acompanhamento especializado.

Curas Naturais

Massagem mamária

Massagem Mamária

Massajar a mama afetada ajuda a desobstruir os dutos de leite e aliviar a dor e inchaço. Massageie suavemente, movendo os dedos em pequenos círculos dos seios para os mamilos com óleo de rícino ou azeite deoliva três vezes por dia. Limpe o peito com um pano e lave com água morna antes de amamentar.

Folhas de couve

couve

Os compostos de enxofre presentes nas folhas de couve ajudam a aliviar os seios inflamados, inchados e infectados.

Coloque na geladeira algumas folhas de couve durante 30 minutos, e de seguida coloque-as no peito infectado.

Quando a folha atingir a temperatura ambiente, substitua-a por uma fria. Repita quantas vezes desejar.

Calêndula

As propriedades antibacterianas da calêndula proporcionam alívio da dor e inchaço, e podem ajudar a combater as bactérias. Prepare uma pasta usando algumas flores de calêndula e 7 a 10 gotas de óleo de confrei.

Aqueça a mistura, e aplique na mama inflamada durante 15-20 minutos. Limpe com um pano quente ou enxague com água quente.

Aloe vera

Para além das suas propriedades no alívio da dor, o gel de aloe vera também ajuda a reparar a pele danificada e curar a pele inflamada ou seca.

Aplique directamente o gel fresco na mama afectada. Depois de ter secado, lave com água morna. Repita o processo várias vezes até encontrar alívio.

Homeopatia

Phytolacca 

É o remédio homeopático mais usado para tratar a mastite, especialmente em mamilos rachados e ductos do leite bloqueados de leite, quando há calor, dor e possíveis sintomas de gripe.

Belladonna

Use quando existe vermelhidão e sensação de calor na zona.

Bryonia

Use quando existe secura mamária e os seios estão pesados, dolorosos, e a dor piora com qualquer movimento.

Grafites

Para mamilos rachados e doloridos com pequenas bolhas

Pulsatilla

Útil para mamilos doloridos, especialmente quando a mãe está chorosa e precisa de muito carinho.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 27/04/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 27/04/2018 às 2:22 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)