Tratamento para Sinusite

A sinusite é uma doença caracterizada pela inflamação dos seios nasais, que irá provocar congestionamento nasal, dores de cabeça, coriza, olhos avermelhados e dores nos ossos da cara.

O tratamento para sinusite consiste em medicação apropriada, que irá combater a inflamação e aliviar os sintomas, e é geralmente prescrito por um otorrinolaringologista, médico especialista em doenças nos ouvidos, garganta e vias respiratórias.

Neste artigo poderá conhecer os vários tratamentos para sinusite, de acordo com a sua origem, mas também consoante o paciente.

Tratamento para sinusite aguda bacteriana

Quando a causa da sinusite é uma inflamação bacteriana, o medicamento mais indicado é um antibiótico, como por exemplo, a amoxicilina. O antibiótico é normalmente feito durante um período entre 10 a 14 dias.

Geralmente os sintomas diminuem ao fim de 3 a 5 dias. Contudo, mesmo que os sintomas desapareça, deverá tomar o antibiótico durante o período de tempo indicado pelo médico. Se os sintomas não diminuírem após os 3 a 5 dias, deverá consultar o médico.

Adicionalmente deve também usar nebulizadores com soro fisiológico e água filtrada, de modo a tornar as secreções mais fluídas e facilitar a sua saída. Se a sinusite estiver acompanhada de rinite alérgica, deverá haver lugar também à toma de um anti-histamínico.

Tratamento para sinusite aguda bacteriana infantil

Quando uma criança tem sinusite bacteriana, o tratamento indicado é também a toma de antibióticos, juntamente com anti-inflamatórios. Para ajudar a tornar as secreções mais fluídas e aliviar os sintomas da sinusite em bebês e crianças, é também recomendado o uso de soro fisiológico.

Tratamento para sinusite aguda bacteriana na gravidez

O tratamento da sinusite aguda bacteriana na gravidez deve ser adequado à gestação, por forma a não prejudicar o bebê. Assim, além da utilização de descongestionantes nasais para aliviar os sintomas e o desconforto, é também recomendada a toma de antibióticos de risco B e corticoides (por exemplo, a prednisona). Mas atenção, a gestante apenas deve fazer alguma medicação depois de consultar o seu médico obstetra.

Tratamento para sinusite crônica

Quando a sinusite é crônica, então o tratamento é mais longo, podendo durar entre 3 a 4 semanas. Este consiste na toma de medicamentos esteroides orais ou em spray nasal, e na utilização de antibióticos.

Adicionalmente devem ser usadas nebulizações com soro fisiológico ou água filtrada, de modo a descongestionar as vias nasais. Na maioria dos casos, este tratamento irá resolver o problema. Contudo, há situações onde nem o tratamento proposto é suficiente para tratar a sinusite crônica.

Quando a medicação apropriada não faz efeito, então a solução mais indicada é a cirurgia. Sendo uma sinusite uma inflamação dos seios nasais, em que não ocorre a correta drenagem do muco, o procedimento cirúrgico indicado irá abrir buracos de drenagem nos seios da face ou corrigir algum desvio do septo nasal. Isto facilitará a drenagem dos seios nasais, aliviando os sintomas da sinusite crônica.

Tratamento para sinusite alérgica

Quando a sinusite é alérgica, isso significa que os sintomas ocorrem devido a uma reação exagerada do organismo à presença de uma determinada substância. Assim, antes de mais, é necessário tomar medidas que evitem o contacto com o agente alérgico.

Além disso, devem ser tomados medicamentos anti-histamínicos, que irão combater essa reação, aliviando os sintomas. Para facilitar a drenagem das secreções que se acumularam, é recomendado o uso de soro fisiológico e descongestionantes nasais.

Tratamentos caseiros para sinusite

Além dos tratamentos medicamentosos, existem outros, caseiros, que pode utilizar para ajudar a aliviar os sintomas e a reduzir o desconforto. De seguida apresentamos dois tratamentos caseiros que pode fazer em casa, e que serão muito úteis para se sentir melhor.

Lavagem nasal com água e sal

Ingredientes:

– copo de água morna;

– meia colher de sal de cozinha.

Como preparar:

Coloque o sal no copo de água morna e mexa muito bem até o sal se dissolver completamente na água. Depois, com ajuda de um conta-gotas insira algumas gotas desta solução numa das narinas, deixando que elas cheguem à garganta. Quando isso acontecer, cuspa. Repita o procedimento na outra narina. Faça este tratamento caseiro várias vezes ao dia.

Inalações de vapor de plantas medicinais

Ingredientes:

– um litro de água;

– óleo essencial de eucalipto (uma gota).

Como preparar:

Coloque a água com a gota de óleo essencial numa panela ao lume e deixe ferver. Depois desligue, e deixe arrefecer um pouco. Quando estiver a uma temperatura agradável, inspire esse vapor durante 20 minutos. Pode também usar a casca de uma laranja em substituição do óleo essencial de eucalipto.

Estas plantas medicinais possuem propriedades expetorantes, o que irão ajudar a libertar as secreções e a descongestionar o nariz.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:39 horas por: Filipe