Tratamento para varizes grossas

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 6 de janeiro de 2015

As varizes resultam da acumulação do sangue nas veias, devido ao mau funcionamento das válvulas venosas, que permitem o retorno do sangue.

cirurgias de varizes antes e depois 4

Esta acumulação irá provocar a dilatação das veias, dando origem às varizes. Inicialmente, estas são pequenas e finas, mas com o tempo, e se nada for feito, elas ficam mais grossas e mais visíveis, sendo muitas vezes acompanhadas por dor, desconforto, sensação de cansaço e peso nas pernas.

Se você tem varizes grossas, então é essencial consultar o seu médico de modo a tratar esse problema. Confira aqui quais os tratamentos para varizes grossas, e ainda, o que deve fazer para evitar o surgimento de novas.

Tratamento para varizes grossas

Existem várias opções de tratamento para varizes grossas, sendo as mais utilizadas a cirurgia, o laser e a escleroterapia ecoguiada com espuma densa. A escolha do tratamento depende de vários fatores, entre os quais o valor que o paciente pode despender, mas também, o risco de desenvolvimento de novas varizes.

Qualquer um destes tratamentos para varizes grossas apenas tem como função eliminar as existentes, não evitando o surgimento de outras. Como tal, se não for adotado um novo estilo de vida e não forem seguidas as orientações médicas, surgirão novamente mais varizes.

A escleroterapia com espuma densa é um tratamento bastante útil para indivíduos jovens, ainda sem varizes muito grossas. Para varizes mais grossas, uma opção bem interessante é a escleroterapia ecoguiada com espuma densa. Neste tratamento o médico irá injetar a espuma diretamente na variz, após verificar com uma ecografia qual o local mais adequado para a aplicação da injeção.

A cirurgia é outro método que permite a eliminação rápida das varizes grossas. Este tratamento é especialmente útil para quem tem muitas varizes grossas, como indivíduos idosos. A cirurgia para retirada de varizes grossas tem uma duração de poucas horas, sendo necessária apenas anestesia local.

Como evitar o aparecimento de varizes

Todos estes tratamentos são bastante eficazes para remover varizes grossas. Contudo, se o paciente não alterar o seu estilo de vida e não ter alguns cuidados diários, elas irão voltar a surgir. Confira de seguida como evitar o surgimento de novas varizes.

– alimentação mais equilibrada e balanceada;

– praticar exercício físico regularmente;

– não estar muito tempo com as pernas cruzadas, em pé ou sentado;

– usar todos os dias meias de compressão elásticas.