Tratamento para Vulvovaginite

O que é a vulvovaginite?

tratamento-para-vulvovaginite

A vulvovaginite é um problema que está associado a uma infecção ou inflamação da vagina ou da vulva. Este problema poderá ser desencadeado em qualquer idade e poderão ser associados ao mesmo inúmeras causas.

Causas da Vulvovaginite

Dentro das principais causas da vulvovaginite, poderemos indicar as bactérias, os fungos, os vírus, os parasitas, os químicos, a menopausa e as doenças sexualmente transmissíveis. (Saiba Como Tratar Infecção Fúngica na Vagina em 2 Dias Usando Alho)

Diferentes tipos de vulvovaginite

Desta forma e tendo em conta que existem muitas causas para este problema, a vulvovaginite pode ser dividida em diferentes tipos, sendo os mais comuns:

Atrofia vaginal, derivada da redução dos níveis de estrogénio;

Infecções fúngicas, derivadas por fungos geralmente presentes na vagina.

Vaginose bacteriana, derivada da proliferação de bactérias.(Leia também: 13 Remédios Caseiros para Curar Vaginose Bacteriana).

Tricomoníase, doença desencadeada por parasitas, sendo estes geralmente transmitidos através do contacto sexual. (Conheça 9 Curas Naturais para Combater a Tricomoníase)

Sintomas

Dentro dos principais sintomas da vulvovaginite, podemos identificar:

– Coceira;

– Dor ao urinar;

– Alteração da cor e cheiro do muco;

– Dor durante a prática sexual;

– Sangramento;

Tratamento

Quanto ao tratamento da vulvovaginite, tendo em conta que existem diferentes tipos de vulvovaginite, este irá depender essencialmente do seu tipo. Deste modo:

Tratamento para vulvovaginite inespecífica

vulvovaginite-inespecifica

Tendo em conta que nesta fase, a causa da doença não é conhecida, o tratamento poderá passar pelo aumento da higiene íntima, utilização de roupa confortável e não devem ser utilizados cosméticos ou produtos químicos na zona íntima.

Após implementar estas medicas e caso a vulvovaginite persista, é importante procurar um ginecologista.

Tratamento para vulvovaginite por candidíase

vulvovaginite-por-candidiase

Quanto ao tratamento da vulvovaginite por candidíase, este irá depender do tipo de candidíase, pois em alguns casos onde não estão presentes quaisquer tipos de sintomas, não é necessário implementar qualquer tipo de tratamento.

Contudo nos casos onde é necessário fazer tratamento, a utilização de remédios orais, como o fluconazol, o cetoconazol ou até mesmo a utilização de pomadas poderão ser a resposta para este problema. Para além disso, a utilização de antifúngicos também poderá ser uma solução, isto em casos mais graves.

Tratamento para vulvovaginite infantil

Quanto ao tratamento da vulvovaginite infantil, o seu tratamento passa pelos mesmos passos de tratamento da mulher adulta.

Sendo que nesta fase a prevenção da vulvovaginite acaba por ser o melhor remédio. Deste modo é importante, trocar a fralda à criança com regularidade, manter a zona íntima seca e usar cremes íntimos.

Leia também: Remédio Caseiro para Vulvovaginite: Banho de assento com tomilho, salsa e alecrim

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Esta matéria tem 4 Comentários
  1. Kátia Aquino Ell Reply

    Quantos dias de tratamento da vulvovaginite infantil ,com pomada não corre mais o risco da transmissão…como banho de piscinas

  2. Elinayara Jovelina da silva ribeiro Reply

    Olá, faz exatamente uma semana que me apareceu primeiro um corrimento amarelado com um odor insurportável, porém pesquisei alguns aseios e o odor saiu. Depois começaram aparecer pequenos ferimentos que estão aumentando a cada dia, porém não coça mas dói muito quando urino, e os pêlos da região provocam mais dor nos ferimentos. E agora o corrimento está mais intenso de aspecto amarelo esverdiado, nos primeiros dias tive febre, dores no corpo e cabeça. O q pode ser? Farei exame ainda essa semana,mas queria poder esclarecer mais, pois estou com medo q seja algo grave.

  3. deolinda eusêbio Reply

    Estou a 18 anos cm problemas de coceira vaginal sem corrimento todos os dias mesmo a dormir acordo para me lavar. principalmente quando to perto da menstruaçao. Já cansei de consultas medicas. Peço ajuda

    • Alcione Ariel Reply

      Estou com coceira vaginal e a vagina esta muito vermelha, sem corrimento ; o q pode ser essa coceira ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:20 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)