Fotos Antes e Depois

Tratamentos e Medicamentos Eficazes para Acne

A acne afeta cerca de 95 % da população num determinado período da vida, sendo considerada “universal” pelos especialistas.

peeling profundo para acne antes e depois

acne

Aparece em ambos os sexos, principalmente na adolescência, quando há um aumento dos níveis de androgénios em circulação, no entanto, pode também aparecer nos primeiros meses de vida (acne neonatal) ou só na vida adulta.

Por estar relacionada com os níveis aumentados de testosterona e androgénios, a acne é mais frequente nos rapazes.

Nas raparigas é mais comum em situações de alterações hormonais, como por exemplo durante o período menstrual e na gravidez.

Como uma das afeções cutâneas mais correntes, a acne requer frequentemente a intervenção da Farmácia.

Cabe ao farmacêutico melhor aconselhar, esclarecendo sobre o que é a acne, explicando o tratamento adotado, a importância do mesmo e aconselhando medidas não farmacológicas.

Recomendado: Acne Nas Costas: 12 Tratamentos Caseiros Para Eliminar as Cicatrizes

A acne acarreta consequências a nível da imagem e da auto-estima que importa prevenir, pelo que o tratamento deve ser realizado o mais precocemente possível.

O que é a acne?

A acne é uma inflamação dos folículos pilossebáceos, que surge principalmente na face, pescoço e parte superior do tronco e, em cujo mecanismo de formação intervêm fatores patogénicos de origem genética, hormonal, de natureza bacteriana e inflamatória. (Fig.1)

De acordo com o tipo de lesão assim se pode classificar a acne em quatro tipos, (Tabela 1). O quadro clínico é variável, dependendo do número de lesões, da sua extensão, localização e intensidade dos fenómenos inflamatórios. (Fig.2)

Tratamento para acne

O tratamento da acne tem por objetivos retirar o excesso de gordura à superfície da pele, eliminar o brilho da pele e evitar o agravamento das lesões.

Tabela 1 – Tipos de Acne

Tipo de lesãoDescrição da lesãoTipo de acne
Lesões não inflamatórias• comedões fechados (microquistos, pontos brancos)
• comedões abertos (pontos negros)
Acne comedogénica, não inflamatória, típica no início da puberdade
Lesões inflamatórias• pápulas (borbulha inflamada)
• pústulas (borbulha inflamada com pus)
Acne inflamatória ligeira a moderada
(diferem na frequência e na extensão das lesões)
Lesões inflamatórias profundas• nódulos (maiores que as pústulas de diâmetro superior a 5mm, podem ser edematosos ou sólidos)
• quistos (são nódulos de cavidade epitelial bem delimitada, cheia de líquido ou de material semi-sólido)
Acne inflamatória severa
Lesões residuais• hiperpigmentação
cicatrizes
Consequência possível para qualquer tipo de acne
O que Procura?
Massagem Esfoliante

Actualmente estão disponíveis antibióticos em formulações de aplicação tópica (isolados ou em associação), peróxido de benzoílo e adapaleno, também em formulações de aplicação tópica, antibióticos e isotretinoína para administração oral e um amplo conjunto de produtos de dermocosmética adequados à pele acneica. Conheça alguns abaixo:

Fármacos com actividade tipo retinóide

A tretinoína está indicada no tratamento da acne não inflamatória. (ex.: Ketrel ®, Locacid ®, Retin-A ®, Vitacid ®).

Presente em formulações sob a forma de creme e loção, a sua aplicação deve fazer-se apenas sobre as lesões a tratar, sendo o creme mais adequado ao tratamento das lesões do rosto e a loção ao tratamento das lesões do tronco.

O adapaleno aplicado topicamente normaliza a diferenciação de células foliculares epiteliais, o que resulta numa diminuição na formação de microcomedões. Está presente no Differin® em creme ou gel.

Peróxido de Benzoílo

O peróxido de benzoílo, com acção oxidante, penetra no folículo reduzindo a população de Propionibacterium acnes. É também um agente ligeiramente queratolítico, actuando contra os comedões em todas as fases do seu desenvolvimento.

O peróxido de benzoílo é também sebostático, contrariando a excessiva produção de sebo associada à acne.

Antibacterianos em formulações tópicas

Os antibióticos tópicos mais utilizados no tratamento da acne são a eritromicina (Akne-Mycin ®, Clinac ®) e a clindamicina (Dalacin T ®, Zindaclin 1 % ®).

Aplicam-se duas vezes ao dia e têm um efeito antiinflamatório local e bacteriostático contra Propionibacterium acnes e Staphylococcus spp.Apesar de eficazes, o seu uso pode, no entanto, originar resistências.

Associações medicamentosas em formulações tópicas

No tratamento da acne é comum o recurso a associações de substâncias activas em formulações tópicas, como é o caso da associação de clindamicina com peróxido de benzoílo (Duac ®), a associação de isotretinoína com eritromicina (Isotrexin ®) e a associação de adapaleno com peróxido de benzoílo (Epiduo Gel®).

Devem ser aplicadas 1 vez por dia (no máximo 2, no caso da associação isotretinoína com eritromicina) na zona afectada.

A associação de clindamicina com peróxido de benzoílo promove uma acção queratolítica, devido ao peróxido de benzoílo e antibacteriana devido a ambas as substâncias activas, actuando sobre as lesões inflamatórias e não inflamatórias da acne ligeira a moderada.

A associação de isotretinoína com eritromicina promove uma acção descamativa associada à isotretinoína, que previne a formação de lesões; por seu lado, a eritromicina produz um efeito antibacteriano.

O que Procura?
Como ter uma Pele Morena

A associação de adapaleno com peróxido de benzoílo associa as propriedades sebostáticas, antimicrobianas do peróxido de benzoílo com a actividade normalizadora do epitélio celular promovida pelo adapaleno. (Epiduo Gel ®).

Antibióticos orais

Na antibioterapia oral para o tratamento da acne destacam-se as tetraciclinas, nomeadamente, clindamicina (Dalacin C ®), doxiciclina (Actidox 100 ® e Vibramicina ®) e minociclina (presente em várias marcas de genéricos).

Os antibióticos diminuem os ácidos gordos livres, devido ao seu efeito bacteriostático sobre as bactérias Propionium acnes e Staphylococcus spp.

Estes fármacos estão indicados na terapêutica da acne moderada, devendo o tratamento manter-se até que não apareçam mais lesões inflamatórias (aproximadamente 4 – 8 semanas).

Terapêutica hormonal nas mulheres

O tratamento hormonal da acne é tanto mais benéfico quanto mais elevados forem os níveis de androgénios como causa associada à acne na mulher. Utiliza-se, frequentemente, a associação de acetato de ciproterona (2 mg) com etinilestradiol (0,035 mg) (Diane 35 ® e respectivos genéricos).

A espirolactona (antiandrogénio) utiliza-se de preferência em mulheres com contra-indicação para a pílula anovulatória, em doses de 100 – 200 mg/dia. Este fármaco não é contraceptivo.

Isotretinoína oral

Constitui o tratamento de eleição quando há risco de cicatrizes, estando indicada na acne severa, na qual tem-se demonstrado eficaz. A resposta terapêutica está relacionada com a dose, pelo que esta deve ser ajustada pelo médico de acordo com a resposta e tolerância individual.

Normalmente a dose varia entre 0,4 – 1,6 mg/Kg/dia ou 0,5-1 mg/Kg/dia, sendo a duração do tratamento de cerca de 4 meses. A isotretinoína actua sobre as glândulas sebáceas, diminuindo a produção de gordura.

Para além disso, apresenta atividade anti-inflamatória a nível da derme. O efeito adverso mais preocupante da isotretinoína prende-se com o facto de ser teratogénica, pelo que devem ser tomadas um conjunto de precauções.

Na dispensa de isotretinoína

A mulheres

  • • Sensibilizar e esclarecer sobre o risco de teratogenicidade.
  • • Comprometer a utente a efectuar contracepção eficaz, sem interrupções, pelo menos 1 mês antes do início do tratamento, durante todo o tratamento e no mês seguinte ao tratamento. Mesmo se a mulher for amenorreica, deve seguir todas as recomendações relativas à contracepção. Deve, preferencialmente, usar 2 métodos contraceptivos, sendo um método barreira (espermicida ou preservativo) e o outro, contraceptivo hormonal. Nunca deve utilizar métodos tradicionais do calendário ou do coito interrompido, devido à sua falta de eficácia.
  • • Deve realizar o teste de gravidez antes do início do tratamento, durante o tratamento e 5 semanas após a conclusão do tratamento.
  • • A prescrição só é válida por 7 dias.
  • • Apenas se pode dispensar quantidade para um mês de tratamento.
  • • Está contra-indicada na amamentação devido ao facto de ser muito lipofílica e passar para o leite materno.

A ambos os sexos

  • • Durante e até um mês após o final do tratamento, o utente não pode doar sangue, devido aos potenciais riscos para o feto de uma receptora de transfusão grávida.

A homens

O que Procura?
Nutracêutico - Utilizações e Benefícios
  • • Não há indícios que sugiram a existência de efeitos na fertilidade, nem na descendência dos utentes do sexo masculino em tratamento com isotretinoína.
  • Não obstante da necessidade do tratamento, a higiene e cuidados directos na zona a tratar são fundamentais para o não agravamento da acne.

Cuidados a adoptar

• Limpar cuidadosamente a pele, com gestos suaves e com produtos adequados a este tipo de pele. Uma limpeza excessiva, ou seja, mais de 2 vezes ao dia e esfoliação mais de 2 vezes por semana, pode agravar a acne, para além do que, os tratamentos para a acne já por si irritam a pele.

• A maquilhagem a adoptar deve ser específica para peles oleosas – emulsões com substâncias absorventes de óleo (talco ou pós de poliamida micronizada). Existem também cremes com cor para peles acneicas.

• Os homens devem ter cuidado ao fazer a barba. A lâmina não deve passar muito rente à pele e não devem fazer a barba todos os dias, a menos que seja estritamente necessário. Existem espumas e cremes de barbear contendo na sua composição peróxido de benzoílo.

• Não espremer, arrancar ou comprimir as lesões, de modo a evitar o aparecimento de cicatrizes.

• Não usar sabões, uma vez que originam ou agravam o processo inflamatório, devido à sua acção comedogénica.

Desfazer os mitos da Acne

O sol

Apesar do bronzeado poder mascarar a acne, o sol pode causar irritação e secura da pele, agravando a patologia no futuro. É essencial o uso de protetores solares não-comedogénicos de elevado factor de protecção, além do mais os tratamentos para o acne são fotossensibilizantes.

A alimentação

Não existe evidência clínica comprovada que o consumo de alimentos ricos em glicidos ou em lípidos (por exemplo, o chocolate) possam provocar acne.

A acne está presente principalmente na adolescência, mas pode prevalecer na idade adulta, ou aparecer em alturas específicas da vida como na gravidez. Por interferir com a imagem, tem grande impacto sobre o bem-estar.

A acne dispõe de tratamento eficaz, pelo que se aconselha tratar desde cedo. Na farmácia os utentes encontram produtos indicados para pele acneica e conselhos especializados, de forma a maximizar a adesão ao tratamento.

Continuação » 9 Tratamentos Naturais para Acne

10. outubro 2014 by admin

5 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. O artigo deveria ser atualizado. Eu estudo Nutrição e na verdade estudos recentes comprovam a atividade das dietas ricas em glicidios e proteínas alergênicas com o desenvolvimento ou agravamento dos casos de acne.
    Carboidratos de alto índice e carga glicêmica alem de proteínas alergenicas principalmente encontradas no leite, podem predispor o individuo aos casos clínicos de acne.

  2. Eu tbem sofro de acne, gostaria de me tratar com medicamentos caseiros, os do hspital ja me cansei, agradeceria

  3. ha 7anos passei mau no trabalho com dores na virilha e na perna direita, um incömodo horrivel na perna, no hospital me deram remed. p;dor e febre, me mandaram embora, no outro dia voltei com a perna vermelha, porque eles nao olharam a´perna no dia anterior, fiquei 45dias sofrendo, so quem passou e esta passando por isso sabe o que e dor, e quem nunca passou nao tem que criticar, nem dar palpites errados, tem mais e que abaixar a cabeça e pedir p;Deus ser misericordioso e nunca lhe mandar uma doença assim.Tive erisipele bolhosa, minha perna ficou igual a da foto acima com bolhas inormes, sofri demais, tinha que fiacr o tempo todo com a perna pra cima, rezava pra nao ter que me levantar porque quando punha perna no chao a dor era horrivel, quase insuportavel, e essa erisipele me persegue ate hoje, tenho minha perna com mancha grande e os pes sempre rachados, doem muuuuuuito. Se alguem puder me ajudar gostaria de saber se tem tratamento para tirar a mancha ou pelo menos melhorar a aparencia. Sao 7 anos de sofrimento, dores horriveis na perna, perdi a conta de quantas vezes voltou, descubram a cura pelo amor de Deus!!!!!!!!Obrigada

  4. A alimentação
    “Não existe evidência clínica comprovada que o consumo de alimentos ricos em glúcidos ou em lípidos (por exemplo, o chocolate) possam provocar acne” . Nunca vi um absurdo maior. Favor quem escreveu isso ler mais artigos cientificos. O leite devido ao IGE-1 aumenta consideravelmente os casos de acne.

  5. Boa tarde, estou tentando engravidar, parei a Diane 35 e estou com muito acne! há algo que possa fazer?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *