Trombocitemia Essencial

Características do diagnóstico:

  • Elevação persistente da contagem plaquetária sem outra causa.
  • Dor em queimação das palmas e plantas (eritromelalgia), que é pronta e totalmente aliviada com baixas doses de ácido acetilsalicílico.
  • Tromboses arteriais mais venosas.
  • Baixa probabilidade de evolução para o estágio “consumido” fibrótico da leucemia aguda.
  • Pode haver elevações discretas da contagem de leucócitos e do hematócrito; basofilia, eosinofilia, hipervitaminose.

Diagnóstico diferencial

  • Outros distúrbios mieloproliferativos (especialmente policitemia vera).
  • Infecção crônica ou doença auto-imune, câncer visceral (trombocitose reativa).
  • Deficiência de ferro

Tratamento para Trombocitemia Essencial

  • Terapia para reduzir as contagens plaquetárias naqueles sob alto risco de coagulação (história médica pregressa de coagulação, idade >60 anos, doença vascular arterial estabelecida).
  • Os agentes mais comumente utilizados incluem anagrilida e hidroxiuréia.
  • Ácido acetilsalicílico em baixas doses para sintomas vasomotores.

Dica

É o defeito plaquetário qualitativo (e não quantitativo) que resulta em coagulação; a trombocitose reativa não é um estado de hipercoagulabilidade.

Referências

Schafer AI: Thrombocytosis. N Engl J Med 2004;350:1211. [PMID: 15028825]

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 18/08/16 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 22 Comentários
  1. Yuri Reply

    Fiz mielograma e o médico está ainda na dúvida se é Trombocitemia Essencial ou mielofribrose.

    Estou muito preocupado, fiz o jack 2 deu negativo porém estou com plaquetas acima de 1188000 e fiz um RM meu baço está levemente alterado. Meu medo está com a mielofribrose … alguém tem alguma informação?

  2. Cristiane Marques Reply

    Fui,diagnostica com TE essa semana, ainda meio perdida em saber que é câncer, que não tem cura, que o tratamento é pro resto da vida, que Hydrea tem muitas reações adversas, que a doença pode evoluir, etc,..
    Tenho Tireoidite de Hashimoto (hipotireoidismo auto imune) e não sei se isso agrava o quadro, ou tanto faz.
    Percebi que minhas plaquetas começaram a aumentar após uma Pielonefrite grave, isso já faz 7 anos, é só agora descobri que plaquetas altas é doença no sangue.
    É comum ocorrer TE depois de uma infecção?
    Meu médico disse que não é hereditário, ou seja, não transmitirei para meus filhos. Isso está correto?

  3. Sandra Araujo Reply

    Minha filha foi diagnosticada com TE em 2011 toma Hydrea, mas sofre dos efeitos colaterais dentre eles a queda de cabelos, ela está desesperada, tem 37 anos é vaidosa como toda mulher, hoje irá passar por consulta e tem esperança de que o médico receite o Agrylin e depois possa conseguir através do SUS. Alguém toma o Agrylin? Está conseguindo adquirir essa medicação através do governo?
    Por favor, alguém me de uma resposta, também estou desesperada!

  4. Eliana oliveira Reply

    Tenho trombocitemia essencial, não sei nada sobre ela. Apenas tenho medo do que vem acontecer.

    Gostaria de saber mais e ter um amigo passando pelo mesmo diagnóstico que eu.

  5. António Reply

    Boa noite, gente de fé, aqui deixo o meu testemunho:

    Sempre ou há alguns anos que as minhas plaquetas apresentavam valores altos, à volta 6.000, que mesmo assim não acho ou achava que fossem assim tão elevados no entanto agora a médica/hematologia mediante punção à medula detectou Trombocitemia essencial e receitou hidroxiureia.

    Apanhei um choque e não comecei logo a tomar pois tinha medo das reações ao mesmo, mas passada 1 semana resolvi iniciar o tratamento, estou com o tratamento 1 comp (500mgs) e depois de nova consulta +500mgs 3 em três para ajustar pois parece que as plaquetas não baixaram para os padrões que a médica entendia.

    Quando li os comentários de alguns que apresentam valores tão mais elevados e com tão elevada AUTO-ESTIMA E OPTIMISMO, isso também me sensibiliza e me dá também animo para enfrentar esta debilidade também com optimismo.

    E O QUE É A NOSSA DOENÇA COMPARADA QUE ATÉ FORAM DETECTADAS A TEMPO COM OUTRAS BEM MAIS GRAVES E QUE CAUSAM ENORMES SOFRIMENTOS.

    Conheço pessoas que tomam diariamente dezenas de comprimidos, então vamos em frente, sorrir, amar o próximo e ter fé, porque se ACREDITARMOS DEUS ESTÁ CONNOSCO E NÃO NOS ABANDONA, NUNCA!

  6. ANA CELIA Reply

    Faz um ano que descobri que tenho Trombocitemia Essencial, porque meu baço aumentou e minhas plaquetas também, não tenho sentido grandes efeitos colaterais, comecei com um agora estou com 2 por dia e minhas plaquetas estão estabilizadas, neste um ano fiquei apenas um dia sem tomar por motivo de viagem, mas faço como um ritual ao toma-lo sempre com gratidão.

    Embora a doença não tenha cura fico feliz por existir esta medicação.

    Tinha um seguro de 35,00 mensais, destes que o banco obriga a gente fazer e consegui uma indenização por motivo da doença de 20 mil, então temos que buscar nossos direito e nos informar.

    Outra coisa importante, me associei á ABRALE, esta associação nos dá um bom suporte e me ajudou muito com a questão do seguro, pois pela SID não está classificado como câncer.

    Como muitas pessoas portadoras de doenças crônicas temos que nos cuidar um pouco mais que o comum, se alimentar bem, mas principalmente ter bons pensamentos, elevar a nossa sintonia ao Nosso Pai Maior, que ele sabe de todas as coisas, e sabe o que é melhor para nós.

    Estamos doentes sim, mas por se tratar de um câncer e se compararmos a outros tipos, não é a pior coisa do mundo, pois tem alguns com terríveis sofrimentos, e no nosso caso ainda temos como levar uma vida normal.

    Por isso não devemos nos revoltar e sim a cada dia que tomarmos a medicação agradecer por mais uma oportunidade.

    Abraços fraternos amigos

  7. Maria de Lourdes de Sousa Reply

    Eu Maria de Lourdes gostaria de saber os direito de quem e portadora de trombocitemia se tem direito a ensenção de emposto de renda pois eu sou portadora desta doença

  8. Carlos Camilo Reply

    Tenho TE, e gostaria de saber se portadores dessa neoplasia dá o direito a benefícios que têm as pessoas portadoras de câncer. Esses são: Isenção de imposto de renda, afastamento do trabalho, (se militar: reforma), se militar, melhoria de reforma e etc… Aguardo sua resposta no meu e-mail. Desde já, agradeço a sua valiosa informação. Boas festas!!

  9. maricelia almeida Reply

    tenho TE foi muito dificil pra mim quando descobri mais agora ja estou com um ano que faço tratamento com hydrea 500 estou no momento no cotrole pare de tomar hidrea ja faz 8 meses pois as minhas plaquetas baixou muito pra 50 mil e com ela baixou tamb imunidade e os globos branços hoje eu ja estou com 401.000 logo vou voltar a tomar a quimeo !!!!!

  10. Hiudenisse Ataide de Sousa Reply

    Fui diagnosticada com trombocitemia essencial , á 18 anos,fiz todos exames necessários na época,e foi confirmado. Á 18 anos faço uso de Hydroxireia de 500 ml hoje tenho as plaquetas controladas. Mais á 4 anos me Baço começou crescido, e á cada ano está maior um pouco………..O Hematologista, falou que não tem de que me preocupar.Mais queria saber se existe como parar este crescimento do Baço? Antecipadamente Obrigada. Hiudenisse Ataide de Sousa.

  11. Helia pessoa Reply

    tenho trombocitemia diagnósticado em 2008 desde então faço tratamento com hydrea minhas plaquetas sempre esta acima de 1000000 (hum milhão) parei com o tratamento por uns dois anos por conta própria agora no final do ano de 2014 retornei ao médico e recomecei o tratamento minhas plaquetas continuam alta voltei a tomar o hydrea ja fiz todos os exames necessários ja estou com 56 anos e vou proceguir com o tratamento direitinho de agora para frente e esperar no que vai dar

  12. veronica Reply

    descobrir hoje dia11/12/2014 que tenho TE,mais minha fé e anossa fé está emdeus que pode todas as coisas, estou vendo os depoimentos e estou confiante em minha cura
    deus é fiel amigos,iniciei o tratamento hoje com hy drea mais estou confiante
    beijos !

  13. angelica Reply

    Faço tratamento à 7 anos e todos se surpreenderam por que a doença apareceu quando eu ainda era criança, algo que não é normal mas hoje vivo super bem e não me impede de fazer nada

  14. cristiana maria de oliveira melo melo Reply

    tambem foi diagnosticado com essa doença desde de 2010 e desde entao faço uso de de hydrea. e ja to setindo os efeitos colaterais, formigamento nos pés nas pernas hematomas no corpo dor de dor de cabeça tontura tremedeira. hoje vivo um dia de cada vez e o que faço para nao ficar tao preocupada.

  15. carla Reply

    descobri que tenho TE, tenho 32 anos e não estou apavorada, pois sei que deus esta colocando as mãos sobre mim e meu caminho esta bem traçado por ele, tenham fé, isso é que nos da forças para continuar lutando!!!!!!!!!

  16. Vilmar Barbosa De Souza Reply

    Descobri que tem trombocetemia neste ano 2012 fiquei apavorado mas estou tratando e sendo medicado com hidrea e minhas plaquetas estão diminuindo aos poucos e faço controle mensalmente,mas estou indo bem graças a deus?

  17. Hosanna Reply

    Descobri que tinha trombocitemia essencial por volta dos 30 anos, tenho 52. (ah, tenho uma irmã com isso tb – verifiquem outros na família, pois alguns dizer ser hereditário). Tratei por um bom tempo com hydreia. Baixava uns 400 mil do que estava antes da medicação. Quando parava a medicação, as plaquetas além de subir, passavam do que estavam. Já esteve em 2 milhoes. Geralmente ficava em 1 milhão e setecentos mil. Ultimamente fica em 1.500./1.300. (milhão). Como Daniela disse, só Deus! Tive um ótima médica, sei que fazia o que era necessário. Porém, a medula continuava e continua produzindo plaquetas desordenadamente. Parei por conta própria de usar o hydreia, fiz uso durante quase 10 anos. Nada mudou enquanto usava, a nao ser o fato de ter muitos efeitos colaterais, entre eles, problemas urinários, estomacal, tremedeira, sistema nervoso muito abalado… até alucinação. NEM TODO MUNDO TEM! Faço exames com freqência e uso AAS, também vitamina C da Forever, pois é natural. Agora tb Vit E da homeopatia. Meu estado se agrava quando há muito desgaste físico – estafa, stress – dores, (sinto com frequência nas extremidades- pés, mãos) desarranjo intestinal etc. Tive sindrome do intestino irritado em 2010. Então procurem nao exagerar em se cansar ou no stress emocional, isto ajuda! No mais, contem com a mão de Deus, pois Ele sustenta aos que Nele confiam. abraços e boa sorte a todos. CONTINUEM tratando conforme acharem por bem. Alguns exames sao necessários. DÁ PRA VIVER BEM, nao precisa desespero, apenas cuidados, ok! shalom.

  18. daniela fj Reply

    fiz mielogrma e deu TE tomo 3 hydrea 500 e 1 aas à 1 mes e tenho muitos efeitos colaterais tipo formigamento das mãos, tonturas, ferida na perna, inchaço e ainda nao conseguiu abaixar bem as plaquetas.Só Deus!!!

  19. rita Reply

    descobri q tenho trombocitemia essencial em setembro de 2010 faco tratamento com hidrea 500 e nao tenho nenhum efeito colateral

  20. Tiago Reply

    Vou iniciar meu tratamento hoje 23/02/2011 com hydrea 500 mas estou com muito medo pois estou sendo encaminhado para jau para fazer exames.

  21. francisco Reply

    Tenho a trombocetemia e uso hydrea 500 esta controlado quantidades de plaquetas,só que efeitos colaterais muitas afitas e desarranjo intestinal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 18/08/2016 às 3:00 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)