Ultracontour

Ultracontour é o nome dado a um aparelho produzido pela marca francesa, Medixsysteme, cujo principal objectivo se insere num plano estético, mais propriamente na modelação corporal, com particular atenção à definição de contornos e na redução de gordura localizada e celulite.

Tem sido chamado de lipoaspiração não invasiva, dado que opera resultados verdadeiramente impressionantes, sem que para isso recorra a uma tecnologia invasiva.

Acção do Ultracontour

O ultracontour combina dois tipos de ultra-sons e o tratamento é administrado em duas fases. Numa primeira fase, recorre-se ao Ultra-som Focalizado de Alta Intensidade. Embora o efeito estético dos ultra-sons não constitua uma novidade, normalmente a intensidade utilizada é mais fraca e consequentemente com resultados menores.

Antes de começar a trabalhar com o feixe do ultra-som, o profissional examina a área a trabalhar, marca-a e espalha um gel condutor que facilitará o deslizamento.

Em seguida, usa um transdutor, de formato côncavo, que ao emitir o ultra-som está também a romper as células de gordura ou adipócitos. Consequentemente, o conteúdo dessas mesmas células, também conhecido como triglicéridos, é libertado, sendo mais tarde encaminhado para as vias linfáticas e fígado.

Todo este processo decorre de forma segura, uma vez que não provoca qualquer lesão na epiderme, nos tecidos conjuntivos, nos nervos ou nos vasos sanguíneos. Esta fase é orientada por bips sonoros que ajudam o profissional a cobrir homogeneamente a área a tratar.

A segunda fase do processo consiste na Drenagem por Massagem de Ultra-som. Vários transdutores (o número varia conforme a área a abranger) são aplicados para uma drenagem linfática de baixa frequência. Uma vez no fígado, a gordura libertada das células adiposas é processada da mesma maneira que aquela ingerida nos alimentos.

Estudos mostram que esta é uma fase crucial em todo o processo, caso contrário a tendência será recuperar cerca de 80% da gordura (triglicéridos) tratada, em poucas horas. Por outro lado, com os cuidados adequados, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico, esta gordura não será reabsorvida pelo organismo.

Indicações no Uso do Ultracontour

O Ultracontour visa tratar a gordura localizada e como tal os ultra-sons são aplicados por zonas e não pelo corpo todo. Daí que não seja utilizado para erradicação da obesidade, mas sim da gordura acumulada em algumas partes do corpo, tais como abdómen, costas, coxas, braços e outras zonas onde existem aqueles “horríveis pneus”.

Não deverá ser usado por pessoas muito magras que não possuam uma espessura mínima de 1,5 cm de tecido subcutâneo, na área a tratar. Por sua vez, é altamente recomendado para as pessoas que não conseguiram livrar-se de algumas “gordurinhas”, mesmo depois dos cuidados com a dieta e com o exercício físico.

Resultados do tratamento Ultracontour

Os resultados naturalmente variam conforme algumas condicionantes, mas ainda assim, são indubitavelmente positivos. O organismo, a alimentação e o estilo de vida de cada pessoa são únicos e introduzem variáveis que se traduzem em diferentes resultados, daí que alguns relatem a perda de 1 centímetro de diâmetro após cada sessão, enquanto outros chegam aos 4 centímetros.

Em geral, a perda média situa-se nos 2 centímetros, sendo comum, os pacientes perderem mais um ou dois centímetros de diâmetro durante a semana do tratamento. A redução nas medidas não ocorre devido à perda de líquidos, pois já no final da 1ª fase, ou seja, antes da drenagem linfática, é possível medir o paciente e observar os centímetros perdidos.

Recomendações para o Pós-Tratamento

Para que a gordura processada seja devidamente expulsa do organismo, recomenda-se uma alimentação cuidada e a prática de exercício físico. Especialistas aconselham uma ingestão negativa de calorias nos dias imediatamente a seguir à sessão de tratamento.

É importante ter em mente que não há soluções eternas e é possível readquirir gordura em determinada zona corporal, da mesma forma que podemos engordar depois de ter emagrecido. Tudo dependerá de harmonizarmos o nosso estilo de vida com o desejo de eliminar gorduras.

Contra Indicações

O tratamento com o Ultracontour é considerado seguro, ainda assim, está contra-indicado nos seguintes casos: gravidez, lactantes, portadores de pace-maker ou outros implantes electromagnéticos, portadores de hepatite ou outra doença de carácter hepático, pacientes com alterações imunológicas ou inflamatórias, zona a tratar com implantes, cicatrizes ou feridas. Antes de iniciar o tratamento deverá falar com o profissional que o acompanhará, a respeito de quaisquer problemas de saúde que possua.

Duração do Tratamento

Não existe um número fixo e aplicável a todas as pessoas. O tempo de cada sessão (2 fases) varia conforme a área a tratar, sendo que em média dura 1 hora. No que diz respeito ao número de sessões a efectuar também varia conforme a zona corporal e a quantidade de gordura a eliminar.

Em geral, são necessárias entre 4 a 6 sessões, podendo este número variar de acordo com as necessidades e características do paciente. Os profissionais efectuarão um plano de tratamento individualizado e deverá conversar com eles a respeito das suas dúvidas e expectativas.

Vantagens do Ultracontour

O Ultracontour apresenta inúmeras vantagens. Para começar, trata-se de um tratamento eficaz, com resultados verdadeiramente visíveis. Não é invasivo e por isso não envolve anestesias, cortes, internamentos e afins. O procedimento é indolor e até confortável, uma vez que o paciente limita-se a permanecer deitado, sem fazer qualquer tipo de esforço.

Devido a estas características, está indicado para a maioria das pessoas que não podem sujeitar-se a uma lipoaspiração (cirúrgica). Naturalmente, não existe um período de recobro, podendo o paciente retomar as suas actividades diárias logo após cada sessão. O paciente não precisa de ir acompanhado para as sessões, nem tampouco precisa de ajuda no final.

A pele da zona tratada permanece macia, sem cicatrizes ou marcas. Ao contrário de outros procedimentos, existe a possibilidade de repetir o tratamento sempre que o desejar fazer.

Os vários testemunhos de quem já experimentou deixam claro que esta tecnologia está a ter uma grande aceitação por ser simples, indolor e eficaz, contrariando o velho ditado português que diz que para bela(o) ser, há que sofrer!

Natália Guimarães, ex-miss Brasil, é fã do aparelho Ultracontour, contra celulite e gordura localizada. Faz o tratamento com o dermatologista Jardis Volpe, da Clinica Volpe, em SP.

Quanto custa cada sessão?

Brasil

Nas clinicas brasileiras o preço por sessão ronda os 1000 reais, sendo possivel reduzir este valor para 700 reais em caso de adquirir um pacote com de varias sessões.

Clinica Onodera Salvador
Avenida Paulo VI, 438, Pituba, Salvador – Bahia (Localização: Na Rua da Escola Militar e próximo ao Correio.)

Clinica Fitcorpus
3 Espaços disponiveis

Matriz – Brasília – DF – Sudoeste
Endereço: SHCES Lotes 3/4/5 Centro Clínico Sudoeste – Sls 118 / 120

Brasília – DF – Lago Norte
Endereço: SHIN CA 01, Lote 01, Bloco A. Shopping Deck Norte – Lojas 106/107

São Paulo – SP – São Paulo (Capital)
Endereço: Rua Coelho Lisboa, 334 – Loja 27 – Terreo – Shopping Silvio Romero Plaza – Tatuapé – SP

Clínica Dermatológica Dr. Humberto Maciel
Rua Oswaldo Cruz nº 01 salas 201-203. Meireles

Clinica Volpe
Rua Bento de Andrade, 431. Jardim Paulista – SP

Em Portugal

Os preços medios em Portugal rondam os 300 euros por sessão.

Clinica saude total Azeitão
Rua Carlos Alberto Ferreira Júnior, Lote 2 n.º 9 – Quinta dos Foios – 2925-609 Vila Nogueira de Azeitão

Clinica saúde total Amoreiras
Av. Eng.º Duarte Pacheco, Amoreiras – Torre 2 – 9º andar, Sala 12 – 1070-102 Lisboa

Clinica Regimagos
( existem neste momento 4 clinicas disponiveis. Segue abaixo a localização de cada uma.)

Salvaterra de Magos
Av. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, 105-107 – 2120-116 Salvaterra de Magos

Lisboa – Alameda
Av. Manuel da Maia, 22 – 1º Dto – 1000-201 Lisboa

Póvoa de Santa Iria
Alameda Aristides de Sousa Mendes – Urb. Tágides Parque, Lote 14 – r/c Esq – 2625 Póvoa de Santa Iria

Policlínica de Marinhais
Estrada Nacional 367, 302 – 2125-119 Marinhais

Video Explicativo

FOTOS DO ULTRACONTOUR ANTES E DEPOIS

(PS: Todas as imagens publicadas neste artigo foram removidas devido a não se encontrarem em conformidade com as politicas do Google. As nossas sinceras desculpas.)

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 5 Comentários
  1. MMarizete Almeida Reply

    gostaria de saber se o ilipo é desse tipo HIFU, comecei este tratamento junto com a radiofrequência, fiz a primeira sessão amei demais não medi, mas na roupa houve uma tremenda diferença, espero que continue assim…

  2. Anonima Reply

    Olá moro no interior da Bahia, já fiz uma lipo há 2 anos..e hj me incomoda uma gordurinha localizada em meus flancos..desde a época logo dps da lipo havia percebido..mas como ganhei uns 2 kg..acaba me incomodando mais..
    Gostei de saber desse aparelho “ultracontour”..Alguém saberia me informar aqui onde posso tá encontrando clinica que usa este método??

  3. Anônima Reply

    Gente, principalmente Rosane, cuidado para não serem enganadas, pesquisem bem sobre o que realmente funciona, e COMO funciona, antes de gastar dinheiro com estética, a internet está aí pra isso, pra ajudar a pesquisar. Existem vários aparelhos usados em estética que usam ultrassom, mas nem todos possuem o tipo de ultrassom eficiente na eliminação de gordura, que é o do tipo HIFU (High Intensity Focused Ultrasound). Que eu saiba é o único forte o bastante para romper as células de gordura, ou seja, matá-las para que parem de acumular. A gordura livre é drenada pelo sistema linfático com a ajuda do próprio aparelho e o fígado a elimina. O Heccus, por exemplo, também usa ultrassom, mas não é do tipo HIFU, não rompe as células, apenas estimula a eliminação de gordura delas, também dá resultado, mas na próxima refeição mais calórica as células acumularão novamente.
    Claro que, depois de um tempo comendo demais, mesmo com uma lipo ou com o ultrassom correto, as células de gordura restantes se multiplicam e a pessoa volta a engordar, daí a importância da educação alimentar e da atividade física.

    Acredito que os únicos aparelhos que usam ultrassom HIFU são os da linha Contour (Ultraaccent XL, Ultracontour, Ultrashape, etc, sendo que o primeiro acabou de chegar ao Brasil e combina o Ultracontour com o accent, por isso suas sessões são muito mais caras, o Ultracontour é uma opção mais em conta com ótimos resultados após no mínimo 4 sessões).

    Bjs, espero que ajude.

  4. Rosane Reply

    Bom dia,
    gostaria se possível uma explicação em relação ao meu caso: Estou fazendo esta lipo com ultrasson, já fiz 12 sessões de 1 hora e 30 cada, e consegui apenas reduzir 1 cm. Tenho uma alimentação super equilibrada, não como gorduras,bebo 2 litros de agua por dia,não janto, e todos os dias pela manhã vou fazer caminhadas e caminho em média de 6 a 8 km. Por favor me ajudem a entender, pois já gastei muito dinheiro e não vi nada de resultado. O ultrassom usado é o ultrasônico, a temperatura é de 100 e o tempo de cada sessão de 30 e eu faço 3 no mesmo dia, ou seja 1 hora e 30, faço este procedimento 2 vezes por semana, ou seja 3 horas por semana,lembrando que após o procedimento e feito uma drenagem. me ajudem a entender o que esta ocorrendo. Ah só para ajudar, eu não estou grávida.
    bjsssss

  5. Jordana Reply

    Detesto cirurgia. De qualquer tipo, estética ou por saúde, mas muitas vezes é necessário. No caso de uma lipoaspiração, que já é apenas por estética, quanto menos cicatriz, melhor. Pois não adianta ficar com uma bela escultura e uma cicatriz. Achei ótima a idéia de um método menos invasivo. Soube hoje desta novidade e para ajudar quem pensa em fazer uma cirurgia, vou deixar aqui uma dica que, com certeza,vai ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:16 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)