Unha do Pé Escura? Conheça 4 Causas, Tratamentos e Muito Mais

Publicado por Equipe Editorial a 22 de agosto de 2017 - Atualizado em 22 outubro 2018

O que faz uma unha do pé ficar escura?

As unhas dos pés são naturalmente de cor branca. Por vezes, as descolorações podem ocorrer a partir do esmalte, de deficiências nutricionais, fungos, de infecções ou de traumatismos.

Manchas Escuras Nas Unhas Dos Pés

As unhas dos pés negras são atribuídas a uma grande variedade de causas, algumas das quais com resolução espontânea.

No entanto, se a sua unha persistir em não melhorar, você necessitará de uma observação médica para descartar a existência uma causa mais séria.

Quais são as causas do escurecimento das unhas dos pés?

Uma unha do pé escura pode ser causada por:

  • Uma condição médica subjacente: isto poderá incluir a anemia, a diabetes, a doença cardíaca ou a doença renal.
  • Infecções por fungos: embora muitas vezes pareçam brancas ou amarelas, as infecções fúngicas por vezes podem provocar o surgimento de unhas do pé escuras devido ao acúmulo de detritos. As suas unhas dos pés são especialmente vulneráveis às infecções por fungos porque eles prosperam em ambientes húmidos e quentes.
  • Melanoma: é o tipo mais grave de câncer de pele, que muitas vezes surge como um ponto castanho escuro deformado. Tais manchas podem também ocorrer por baixo do leito ungueal.
  • Trauma: geralmente causado por uma lesão, o trauma das unhas dos pés pode fazer com que os vasos sanguíneos localizados sob a unha se rompam. A hemorragia resultante (hematoma subungueal) que ocorre debaixo da unha parece preta.

Quando deverá ir ao seu médico?

As manchas escuras nas unhas dos pés não exigem necessariamente uma visita ao médico – a necessidade de tratamento médico depende da causa inicial.

Conhecer a causa pode ajudá-lo a tomar essa decisão.

Em contrapartida, se você desconhecer a causa, será uma boa ideia procurar a ajuda do seu médico para precaver que a sua unha negra seja um sinal de uma condição médica grave.

Nem todos os casos de infeções fúngicas dos dedos do pé requerem uma visita ao médico. No entanto, se você também tiver diabetes, deverá consultá-lo para realizar tratamento.

Um dermatologista também pode ajudar a diagnosticar e a tratar a unha do pé escura. Você necessitará de consultar um dermatologista caso suspeite de um melanoma.

Contudo, se a sua unha do pé escura for causada por outro problema de saúde subjacente, como a diabetes, então também será necessário consultar o seu médico de família para tratar a causa.

Qualquer unha do pé escura que não desapareça deverá ser examinada por um médico.

Uma unha do pé escura pode causar complicações?

Mancha Preta Na Unha Do Dedão Do Pé

Uma infecção fúngica da unha do pé que não seja tratada pode espalhar-se pelos seus pés e por outras partes do seu corpo. Também pode causar danos permanentes nas unhas.

Um melanoma na unha do pé que seja confundido com uma unha do pé escura induzida por um traumatismo também poderá provocar complicações.

É importante consultar o seu médico, se detetar alguma mancha negra que possa estar a espalhar-se por toda a unha ou que não desapareça, apesar da sua unha do pé estar a crescer.

» Saiba como Tratar as Unhas dos Pés Grossas (Onicomicose)

Quais os tratamentos disponíveis?

As infecções fúngicas dos dedos dos pés são relativamente fáceis de tratar em casa, quando diagnosticadas precocemente.

As pomadas não sujeitas a receita médica, os cremes e os polidores são geralmente eficazes. Casos graves podem exigir um tratamento antifúngico prescrito pelo médico.

Se uma unha do pé escura for causada por um ferimento, a mancha resultante da rutura dos vasos sanguíneos desaparecerá assim que a sua unha crescer.

A unha do pé escura resultante de um traumatismo causado por uma lesão geralmente resolve-se por conta própria, sem necessitar de tratamento.

No entanto, se a unha crescer e continuar preta, os sintomas poderão estar relacionados com outra causa subjacente.

A descoloração da unha do pé relacionada com a diabetes e com outros problemas de saúde requer tratamento para debelar as causas subjacentes.

P&R: Unha do pé escura causada pela corrida

Pergunta:

De que forma alguém que corre maratonas pode distinguir uma unha escura causada por um traumatismo de uma unha escura causada por algo grave, como um melanoma?

Resposta:

Distinguir uma unha do pé escura causada por um traumatismo de uma causada por um melanoma é difícil, por vezes.

Se subsistir alguma pergunta, procure o conselho de um dermatologista. Um melanoma apresentará muitas vezes um sinal de Hutchinson, que é caracterizado por um pigmento castanho ou preto presente no leito da unha que se espalha para a cutícula e para as pregas proximais ou laterais da unha.

Uma mancha negra na unha do pé provocada por um traumatismo não se estende às pregas laterais da unha e geralmente desaparece sem tratamento.

Qual é o prognóstico?

O prognóstico dependerá em grande medida da causa principal do sintoma. Casos relacionados com traumatismos e infecções fúngicas têm os melhores prognósticos.

Nestas situações, as unhas lesionadas crescem e as infecções fúngicas poderão ser tratadas em casa.

A unha do pé escura causada por um melanoma e por outros problemas de saúde é sintomática. O prognóstico de tais casos depende da precocidade com que se iniciar o tratamento da causa subjacente.

Tem as Unhas Frágeis ou Quebradiças? Conheça 9 Tratamentos Caseiros

Como prevenir o surgimento de manchas negras nas unhas dos pés?

Manter as suas unhas limpas e secas pode ajudar a prevenir algumas causas da unha do pé escura. Você também pode ter cuidado para ajudar a prevenir o traumatismo das unhas dos pés.

Isso envolve utilizar calçado fechado, quando estiver a trabalhar, para evitar que as suas unhas sejam feridas por objetos deixados cair.

Usar calçado apropriado durante a realização de exercício físico (especialmente correr) também pode ajudar a evitar a ocorrência de traumatismos nas unhas dos pés.

Quando se trata de outras causas subjacentes, você precisará de tomar outras medidas preventivas.

Reduzir a exposição dos seus pés diretamente ao sol e usar protetor solar em torno dos seus dedos pode ajudar a prevenir o melanoma.

A unha do pé escura atribuída a outros problemas médicos pode ser prevenida através do tratamento adequado e da monitorização do problema de saúde subjacente.

» Descubra Porque as Unhas dos Pés Ficam Amarelas?

Referências

http://www.aofas.org/footcaremd/overview/Pages/Adult-Foot-Health.aspx
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/nail-fungus/home/ovc-20342467?p=1
https://www.aad.org/media/stats/prevention-and-care/nail-care
https://www.foothealthfacts.org/conditions/white-toenails