Unhas Frágeis ou Quebradiças: Conheça as Causas e 9 Tratamentos Caseiros Eficazes

Assim como a pele pode dizer muito sobre o nosso bem-estar interno, as unhas das mãos podem ser outra janela para a situação da nossa saúde.

Unhas Quebradiças

Quais são as causas de unhas quebradiças?

Às vezes, as unhas quebradiças são simplesmente um consequência do envelhecimento ou de uma baixa da umidade.

Em alguns casos elas podem também ser um indicativo de doenças relacionadas à tireoide, como o hipertireoidismo ou o hipotireoidismo, já que essas condições médicas podem causar problemas nas unhas. 1 )

Assim como as mãos costumam revelar a sua idade, o mesmo acontece com as unhas.

Se observar as unhas dos bebês e das crianças, perceberá que a coloração e a textura são bem mais saudáveis.

À medida que envelhecemos, a saúde das nossas unhas sofre variações, mas nós definitivamente podemos melhorar a saúde delas em qualquer momento da vida.

Então, como fortalecer as unhas?

Fico feliz em dizer que existem diversas soluções naturais e eficazes para melhorar a saúde e a aparência de unhas secas e quebradiças (com ou sem sulcos).

O que são unhas quebradiças?

As unhas das mãos e dos pés são constituídas de camadas de uma proteína chamada queratina. Unhas saudáveis são suaves, fortes, incolores e sem manchas ou descoloração. Contudo, às vezes elas podem se enfraquecer.

As unhas quebradiças das mãos tendem a ser notadas muito mais cedo do que as unhas quebradiças dos pés. Porém, ambas podem ficar frágeis e por várias razões.

Estima-se que as unhas quebradiças sejam bastante comuns. De fato, calcula-se que o problema afeta cerca de 20% da população. 2 ) 

As mulheres tendem a se incomodarem com as unhas quebradiças mais do que os homens. Vale frisar que, por estarem debilitadas, essas unhas quebradiças tendem a quebrar, a se dividir ou a descascar com facilidade.

Sinais e sintomas de unhas quebradiças

Se já se perguntou “por que minhas unhas quebram tão facilmente?”, saiba que o problema pode estar ligado à fragilidade.

Existem vários sinais e sintomas vinculados às unhas quebradiças (sejam das mãos ou dos pés), pois elas ficam propensas a: ( 3 )

  • Dividirem-se nas pontas
  • Exibir pontas descascadas
  • Quebrarem-se ou se lascarem com facilidade
  • Apresentar sulco longitudinal
  • Apresentar dificuldade de crescimento

Causas e fatores de risco

Qual é a causa do problema? Elas podem simplesmente ser o resultado do envelhecimento, exposição repetitiva ou prolongada à água e a produtos químicos (como materiais de limpeza), uso de removedor de esmalte, e/ou do próprio esmalte por longos períodos.

O que Procura?
Remédios Caseiros para Rosácea

Em muitos casos, todas essas causas podem facilmente acontecer ao mesmo tempo.

Este enfraquecimento também pode ser causado por: ( 4 )

  • Uma infecção fúngica na unha
  • Uma doença de pele chamada de líquen plano, a qual afeta as unhas
  • Hipotireoidismo
  • Hipertireoidismo
  • Psoríase ungueal
  • Artrite reativa (uma causa mais incomum)

Pessoas com alguma doença relacionada à tireoide podem sofrer tanto de unhas quebradiças, quanto de perda de cabelo.

Os problemas da tireoide são mais comuns em mulheres e, além disso, o hipotireoidismo é particularmente conhecido por causar unhas quebradiças.

Hipotireoidismo significa que a tireoide não está produzindo hormônios em quantidade suficiente, o que pode deixar o metabolismo lento.

De acordo com um artigo publicado pela Faculdade de Medicina de Harvard, Estados Unidos, quando o metabolismo desacelera, o corpo passa a transpirar menos. Uma vez que o suor é um hidratante natural do corpo, a diminuição dele pode prejudicar a pele, ressecando-a, e as unhas, que se tornam quebradiças. 5 )

Quando se trata da saúde das unhas, uma pesquisa comum na internet é feita com os seguintes palavras: “unhas quebradiças e deficiência vitamina.”

Então, o problema pode ser causado por uma deficiência de vitamina? De acordo com a Faculdade Osteopática Americana de Dermatologia, doenças internas ou deficiências de vitamina estão realmente por trás das unhas quebradiças.

No caso de uma deficiência vitamínica ser a responsável, o mais provável é que haja um déficit de ferro. Isso significa que as pessoas com deficiência de ferro (ou com anemia por deficiência de ferro) podem ser mais propensas ao problema.

Outra observação interessante da Faculdade Osteopática Americana de Dermatologia é que, se suas unhas das mãos aparentarem fragilidade, mas as unhas dos pés parecerem perfeitamente saudáveis e fortes, é mais provável que o probema seja ocasionado por uma causa externa. ( 6 )

Além da deficiência de ferro, outros fatores de risco que contribuem para o evento são: ( 7 )

  • Lavagem frequente das mãos
  • Queimadura solar
  • Queimadura de vento
  • Exposição prolongada a um clima frio e seco
  • Exposição a produtos químicos, como removedor de esmalte
  • Lesões ou tramas frequentes na unha

Você notou algo em particular associado a esses fatores de risco? Além das lesões, todas essas circunstâncias podem facilmente causar um déficit de umidade.

Às vezes, as unhas podem ficar quebradiças e desenvolverem elevações. O que causa essas elevações? Conforme a unha se enfraquece, as elevações verticais tendem a ser mais comuns com o passar da idade. E

les também podem resultar de trauma. Outras vezes, essas elevações também podem indicar outros problemas de saúde do organismo. 8 )

Tratamento convencional

Definitivamente, existe alguma similaridade entre os tratamentos convencionais e os tratamentos caseiros para este problema.

Embora não haja nenhum problema médico subjacente (um problema na tireoide, por exemplo), a prevenção e o tratamento mais convencional para as unhas enfraquecidas incluem a diminuição da exposição de água e a hidratação regular nas unhas e mãos.

Além disso, usar luvas de proteção antes de expor as unhas à água por longos períodos também ajuda a protegê-las. Um exemplo perfeito de quando se deve utilizar essas luvas? Quando você estiver lavando louça.

O que Procura?
26 Remédios Caseiros para Ascite (Comprovados)

9 Tratamentos caseiros para unhas quebradiças

Tratamentos Caseiros Para Unhas Fracas Ou Quebradiças

Reduza a exposição à água

Lavar a louça regularmente é uma tarefa quase inevitável e e que maltrata muito as mãos e as unhas. A boa notícia é que você pode investir em um bom par de luvas de proteção visando se prevenir e curar o problema.

Usar luvas, enquanto faz as tarefas domésticas, especialmente aquelas que envolvem água quente e detergente, pode realmente evitar que as unhas fiquem ressecadas e quebrem.

Hidrate-se continuamente

Embora deva evitar o excesso de água externamente, você precisa ingerir muita água. Ficar hidratado com água e outros alimentos saudáveis ricos em água, como a melancia e o pepino, é uma ótima maneira de hidratar as unhas, a pele e o cabelo, de dentro para fora.

Use um creme de mãos natural

Se estiver lutando contra este evento, hidratar as mãos e as unhas depois de lavá-las e secá-las é uma excelente ideia.

Para que se lembre sempre de aplicar o creme, tente manter um ótimo hidratante de mãos natural perto da pia do banheiro. Assim, poderá aplicá-lo rápida e facilmente sempre que precisar.

Pode até mesmo preparar o seu próprio hidratante de mão com a minha receita de loção caseira com óleo de alfazema e amêndoas doces.

Experimente um creme de cutículas caseiro

Uma coisa com a qual pode contar, se você estiver interessado/a em reparar as unhas que quebram com facilidade de uma forma natural ou convencional, é adoção um tratamento que inclua tópicos hidratantes.

Quando as unhas estão secas e quebradiças, este hidratante de cutículas caseiro proporciona um tratamento perfeito. O conteúdo desse creme é extremamente saudável, tanto para as bases das cutículas, quanto para as unhas.

Evite utilizar removedores de esmalte agressivos

A maioria dos removedores de esmalte são repletos de produtos químicos, que tendem a ressecar as unhas das mãos e dos pés.

Os removedores de esmalte costumam possuir compostos químicos altamente tóxicos, incluindo a acetona, o tolueno e o formaldeído, e os ftalatos.

Um estudo mostrou que esses removedores podem não só afetar negativamente a saúde das unhas, como também lesionar e propiciar toxicidade aos órgãos. Eles também podem irritar a pele, olhos e pulmões.

Em vez de usar um removedor de esmalte convencional, experimente um produto feito com toranja, laranja e óleos de limão10 )

Use óleo de semente de brócolis

Para dar às unhas e cutículas um estímulo realmente saudável e natural, experimente usar o óleo de semente de brócolis.

Feito a partir de brotos de brócolis jovens, esse óleo está repleto de ácidos graxos essenciais (maravilhosos para a saúde da pele, cabelo e unhas).

Basta adicionar menos de uma gota de óleo de semente de brócolis diretamente sobre cada unha e esfregá-la na cutícula.

Esse é um ótimo hábito para ser realizado à noite, antes de dormir. Assim, você acordará com unhas e cutículas mais bem hidratadas logo pela manhã.

O que Procura?
Remédio Caseiro para Pressão Alta na Gravidez

O óleo de coco e o óleo de argão ou de argânia são outras opções de tratamento tópico e podem ser usados de uma forma similar àquela do óleo de semente de brócolis.

Consuma suplementos de biotina

De acordo com um estudo realizado, a suplementação de biotina (vitamina B7) pode ajudar a tratar as unhas fracas e quebradiças.

A capacidade da biotina em fortalecer unhas fracas foi identificada após a aplicação de doses orais em cavalos. O objetivo era melhorar a condição dos cascos. 11 ) 

No entanto, esses estudos têm sido realizados com quantidades muito elevadas de biotina, substância que pode ser obtida por meio da alimentação sem grandes dificuldades.

Alguns alimentos que contêm quantidades significativas de biotina são as amêndoas, os ovos, a batata doce, a cebola, o tomate e a aveia. 12 ,  13 )

Aplique óleo de vitamina E

As cápsulas de vitamina E são baratas e podem ser uma forma eficaz de ajudar a reparar as unhas.

O líquido espesso liberado por uma cápsula de vitamina E é o tratamento perfeito para as unhas que quebram facilmente.

Só precisa furar uma das cápsulas e verter um pouco do óleo diretamente sobre cada unha. É um tratamento fácil, além de ser altamente eficiente e rejuvenescedor para as unhas.

Evite usar unhas postiças

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, “não se deve usar unhas postiças para ocultar os problemas das unhas, já que esse tipo de acessório pode piorar a situação. ( 14 )

As unhas artificiais não são recomendadas para pessoas propensas a infecções fúngicas ou que tenham unhas neste estado, frágil.” Então, se as suas unhas estiverem quebradiças, evite ao máximo a utilização de unhas postiças.

Cuidados a ter

Unhas Desidratadas E Quebradiças

Algumas mudanças exibidas pelas unhas não são nem um pouco graves, mas algumas vezes surgem certas alterações que exigem atendimento médico.

De acordo com a clínica Mayo, EUA, você deve consultar seu dermatologista (ou clínico geral) se apresentar qualquer um dos seguintes sintomas: 15 )

  • Alterações na coloração das unhas, como a descoloração de toda a unha ou uma faixa escura abaixo da unha.
  • Mudanças no formato da unha, como as unhas onduladas (com elevações)
  • Desbaste ou espessamento das unhas.
  • Inchaço ou dor ao redor das unhas.
  • Separação da unha da pele nas bordas.
  • Sangramento ao redor das unhas.

Considerações finais

Na maioria das vezes, o problema provoca apenas uma visão/estética desagradável —não são um problema sério.

No entanto, elas também podem ser um sinal de que hexiste algo errado com a saúde. O evento pode decorrer de uma deficiência de ferro ou falha na tireoide. Por isso, é importante ficar atento/a a qualquer outro sintoma de saúde e consultar o médico, se necessário.

Caso a fragilidade das unhas seja apenas o reflexo de velhos hábitos, como o uso de removedores químicos, utilização de unhas postiças e a não utilização de luvas durante a realização de tarefas domésticas, “a partir de hoje já sabe exatamente como melhorar o estado das suas unhas.”

31. outubro 2017 by Fabricio

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *