Urina com sangue (hematúria): o que pode ser e quais as causas? - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Urina com sangue (hematúria): o que pode ser e quais as causas?

Quando o sangue entra na urina de uma pessoa, os médicos dão o nome de hematúria. A hematúria é uma situação bastante comum e na maioria dos casos não se trata de nada de grave.

No entanto deve ser realiza uma consulta com um urologista para descartar a presença de tumores nos rins, sendo este um sintoma bastante comum de problemas renais. A presença de sangue na urina é igualmente um sinal de alerta para a existência de infecções do trato urinário.

Quando a urina apresenta uma coloração avermelhada, muito provavelmente ela está mistura com alguma parcela de sangue. Por essa razão, existe uma denominação específica para esse quadro: hematúria. Embora nem sempre haja motivos para alarme, é importante que o indivíduo fique atento ao problema.

hematúria - urina com sangue

Tipos de hematúria

A hematúria pode ser do tipo microscópica, ou macroscópica. No primeiro caso, a concentração de sangue na urina é tão baixa que só pode ser determinada com o auxílio de um microscópio. Já no segundo ocorre o inverso, ou seja, existe tanto sangue mesclado à urina a ponto dela sofrer alterações em sua cor convencional, que pende para o amarelo.

Quando a hematúria é macroscópica, é comum que a urine passe a ter um com rosa ou vermelho, pois isso dependerá da quantidade de sangue que está misturada à urina. Também podem surgir pontos de sangue vivo no vaso sanitário.

O que pode ser: Principais causas da urina com sangue

Sangue na urina, É importante investigar a causa do sangramento em todo o sistema urinário

O que pode ser? Existem muitas razões para que o sangue tenha ido parar na urina. Na maioria dos casos, o problema é decorrente de alguma disfunção renal, ou em virtude de alguma infecção do trato urinário. Caso os exames clínicos atestem a boa saúde da próstata, rins, trato urinário, e órgãos genitais, resta a análise de algum distúrbio hemorrágico, que pode ser a fonte do referido sangramento.

Considerando que o motivo do sangramento esteja vinculado ao trato urinário, ou aos rins, deve-se considerar essas possibilidades: insuficiência renal, pedras nos rins ou na bexiga, lesões renais ou sobre a bexiga, câncer renal ou da bexiga, inflamação dos rins, bexiga, próstata, ou uretra, infecção renal, infecção uretral, infecção da bexiga, cauterização no trato urinário, biópsia renal, e doença renal policística.

Levando em conta possíveis anomalias sanguíneas, a verdadeira causa do sangue na urina pode ser devido à: baixo número de plaquetas, formação de coágulo sanguíneo renal, hemofilia (e outros distúrbios análogos), anemia falciforme, e utilização de remédios com função anticoagulante.

Quando procurar atendimento médico

Em tese, a presença do sangue na urina jamais deve passar batida ou ser desprezada. Afinal, não se trata de algo normal. Por isso, é importantíssimo que o indivíduo marque uma consulta médica com o urologista a fim de esclarecer, o mais rapidamente possível, qual é a origem da hematúria. Todos os sintomas devem ser mencionados durante a consulta, sem exceção.

Os sintomas mais graves que devem motivar a consulta médica são: sensação de dores durante o ato sexual, fluxo menstrual extremamente denso, presença de coágulos sanguíneos na urina, dificuldade para urinar, enurese noturna (perda do controle da micção durante o sono), gotejamento de urina, dores nas partes laterais do corpo ou na região abdominal, calafrios, febre, e náuseas (acompanhadas ou não por vômitos).

Durante a consulta, é importante que o paciente esteja apto para tirar todas as dúvidas que o médico terá sobre ele. A lista de perguntas realizadas pelo médico tem o intuito de elaborar um histórico médico confiável e preciso sobre o paciente. Isso facilita bastante a obtenção de um diagnóstico sem falhas.

Assim, dentre os inúmeros questionamentos que podem ser realizados no decorrer da consulta, é comum que o médico questione qual é a coloração apresenta pela urina, se ela está apresentando mau odor, se houve alteração do volume de urina recentemente, quando o paciente começou a perceber a existência de sangue na urina, e se o ato de urinar sofreu alguma modificação quanto à frequência.

Também é comum que o especialista esclareça se o paciente já foi fumante, sofreu alguma lesão nos últimas semanas, possui alguma alergia, ou apresentou problemas renais ou no trato urinário.

É igualmente importante comunicar ao médico quais remédios o paciente está consumindo regularmente, além de fornecer um resumo dos alimentos que compõem o cardápio. Isso porque existem determinados medicamentos e alimentos que exercem influência na coloração da urina.

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Existe medicamento para queda na bexiga, qual o ginecologista me disse que meu caso não é para cirurgia.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade