Vagina Após o Parto: Como ela fica? Descubra o Que Realmente Acontece Com a Sua Vagina - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Vagina Após o Parto: Como ela fica? Descubra o Que Realmente Acontece Com a Sua Vagina

Atualizado em 16 Janeiro 2018

Questionando-se sobre a forma como a sua vagina alguma vez irá recuperar do parto?

Descubra exatamente o que pode esperar, após o nascimento do seu bebê, incluindo se a sua vagina irá recuperar o tamanho original que tinha antes do nascimento (e se você ou seu parceiro notarão diferenças).

Vagina Após O Parto Antes E Depois 2

Enquanto aguarda ansiosamente o nascimento do seu bebê e observa a sua barriga a crescer, é normal que comece a imaginar a forma como o nascimento desse bebê de vários quilos afetará a sua vagina, após o parto.

Será a sua vagina realmente capaz de esticar o suficiente para acomodar a cabeça do seu bebê?

O seu períneo (tecido entre o introito vaginal – também conhecido como abertura vaginal – e o ânus) esticará (vai alargar) ou rasgará por ele próprio?

Ou será que o seu médico julgará necessário realizar uma episiotomia (incisão no períneo para permitir que o bebê saia – não se preocupe, hoje em dia é muito raro fazê-la)?

E quanto tempo será necessário para que a vagina fique curada e novamente apertada, após o parto?

Da mesma forma que todos os partos e trabalhos de parto são diferentes, também assim são todas as mulheres.

Mas saber o que esperar e como ajudar a que coisas aconteçam irá tranquiliza-la e… alargar as possibilidades.

De que forma a vagina é feita para suportar o nascimento do bebê?

Pezinhos Do Bebê

Embora seja difícil de imaginar, o bebê pode realmente atravessar o canal de parto e sair da abertura vaginal.

O seu corpo é feito para que isso aconteça!

Na verdade, ele vai-se preparando para esse momento desde o início da gravidez, ao liberar as seguintes hormonas gestacionais:

Estrogênios: aumentam o fluxo sanguíneo para as pregas da vagina, de modo a que este tecido conjuntivo elástico seja mais capaz de se expandir e de se esticar durante o parto, enquanto você empurra.

Relaxina: ajuda o seu corpo a relaxar e a descontrair os ligamentos e as articulações da sua pélvis para que ela se possa expandir e criar espaço para o seu bebê fazer a sua grande entrada.

Dilatação da vagina durante o nascimento

A dilatação vaginal que você experimenta depende de muitas variáveis, incluindo:

  • O tamanho do seu bebê
  • A sua genética
  • Se você fez ou não exercícios para o assoalho pélvico, durante a gravidez, para tonificar esses músculos antes do parto
  • As circunstâncias do nascimento (quanto tempo você esteve a fazer força e se foram utilizadas pinças ou vácuo, designando os fatores mais comuns)
  • Quantos partos você já teve anteriormente (sugere o quão tonificada ou previamente esticada a sua abertura vaginal se encontra – cada nascimento sucessivo provavelmente alargará a sua vagina um pouco mais).

» Conheça as Verdades e Mitos sobre os Cremes que Afirmam Apertar a Vagina

Se você tiver um parto vaginal e o períneo não rasgar:

Você pode esperar sentir-se dorida e desconfortável, imediatamente após o parto.

Mesmo que o seu períneo tenha permanecido intacto, durante a chegada do bebê, a área foi ainda assim esticada e machucada.

A maioria das mulheres tende a sentir algum desconforto vaginal ligeiro ou moderado, durante cerca de três a cinco semanas.

A dor poderá ser pior quando você tosse ou espirra, e também poderá sentir dor ao sentar-se, durante alguns dias – mas é de esperar que ela se dissipe a cada dia que passa.

Se o períneo se rasgar durante o parto ou se você for submetida a uma episiotomia:

Você irá sentir-se dorida e experimentar uma certa sensação de queimadura, devido à laceração (que geralmente requer pontos).

A ferida levará cerca de sete a dez dias para cicatrizar e pode ficar sensível por várias semanas.

Por isso, tente relaxar, se conseguir. Se os pontos se curarem facilmente, deve esperar que a dor desapareça dentro de seis semanas.

Se você realizar um parto cirúrgico ou cesariana:

Se você não fizer força de antemão, não deve esperar que ocorra algum alargamento da vagina, após o nascimento.

Se, no entanto, você fizer força antes da cesariana (secção-C), o bebê exercerá muita pressão sobre o seu períneo, colo do útero e toda a área vaginal (o seu médico irá esticar e massajar o períneo para ajudar a abrir o caminho).

Desta forma, a sua vagina pode muito bem ficar tensa, enquanto você empurra – especialmente se você conseguiu levar o bebê perto de atingir a coroação (estágio de expulsão fetal) – e poderá sentir algum alargamento e desconforto vaginal, após o parto.

Mas se a cabeça do bebê nunca percorrer o seu caminho através da abertura vaginal, o alargamento deve ser mínimo.

Não importa como o nascimento tenha corrido, o seu médico provavelmente irá dizer-lhe para evitar o sexo até cerca de seis semanas após o parto – embora possa dar-lhe luz verde mais cedo ou mais tarde do que isso.

Você também deverá evitar inserir tampões (ou qualquer outro objeto estranho), até ir à consulta das seis semanas pós-parto com o seu médico.

Nessa consulta, ele determinará se você está completamente curada.

Fazer isso antes da cicatrização da área vaginal pode provocar uma infecção.

A vagina voltará a ficar igual, apertadinha?

Cicatrização Da Vagina Após Um Parto Vaginal

A pergunta para um milhão de euros que todas as mulheres querem ver respondida: “Será que a minha vagina ficará igual após o parto, ou fica larga e frouxa?”.

Embora isto não seja bem o que você quer ouvir, a resposta é: não ficará exatamente como antes.

Mas poderá ficar muito próxima do tamanho anterior!

Um dos maiores fatos acerca da vagina é que ela não tem apenas elasticidade para se expandir, mas também a capacidade de recuar.

Embora o obstetra ou uma parteira possam dizer que você já teve um parto vaginal, através da realização de um exame físico (eles são treinados para detetarem essas coisas, afinal de contas!!!), você poderá não sentir (ou ver) qualquer diferença.

Dependendo do quanto foi esticada, a abertura vaginal pode regressar a um tamanho muito próximo da sua estrutura original, dando-lhe tempo suficiente para realizar alguns exercícios para o assoalho pélvico e minimizar a frouxidão originada.

O seu parceiro notará?

A menos que você sofra um trauma de nascimento considerável (tal como uma laceração de terceiro ou quarto grau da vagina externa), o seu parceiro não deverá notar muita diferença.

Na verdade, alguns casais consideram que ter um filho faz com que eles se sintam mais próximos, o que acaba por fazer com que apreciem mais o sexo.

O que posso fazer para manter a vagina apertada, após o nascimento?

Exercícios De Kegel Para Após O Parto

A melhor maneira de fazer a sua vagina recuperar do nascimento é começar a realizar exercícios para o assoalho pélvico (exercícios de Kegel), durante a gravidez.

O objetivo é manter os músculos daquela área tão tonificados e tensos quanto possível.

Isto pode ajudá-la a evitar a laceração, durante o parto – e certamente fará com que esses músculos recuperem mais facilmente, após o nascimento.

A realização de uma massagem perineal no mês anterior à data prevista para o nascimento também ajuda.

Após dar à luz o seu bebê, comece a fazer os seus exercícios de Kegel novamente, assim que se sentir confortavelmente capaz – é a melhor forma da sua vagina recuperar até ao estado mais próximo possível da sua forma e tamanho pré-natal.

Os exercícios de Kegel fortalecem os músculos do assoalho pélvico, ajudam a resolver a incontinência urinária pós-parto (um problema que afeta 1 a cada 3 mulheres, no período pós-parto) e tornam o sexo mais prazeroso (depois do seu médico dizer que você pode ter esse tipo de intimidades, obviamente!).

Para obter os melhores resultados possíveis, pratique os exercícios de Kegel cerca de cinco minutos por dia, três vezes ao dia, durante a gravidez e após o parto.

Se isto parecer muito incómodo, simplesmente faça os Kegels sempre que tiver uma oportunidade – enquanto está sentada a amamentar o seu bebê ou enquanto verifica o e-mail, por exemplo.

O esforço valerá a pena.

Se quiser dar um passo em frente, poderá ser do seu interesse espreitar alguns exercitadores vaginais, dispositivos que a ajudam a fazer os exercícios de Kegel.

Não importa as medidas que você toma, saiba que a sua vagina foi feita para lidar com o parto e estar pronta e em atividade novamente, em breve!

Continuação » 11 Incríveis Remédios Caseiros para Apertar a Vagina Larga e Frouxa

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade