Gordura na Vagina? Descubra como reduzir a gordura do monte púbico

A vagina, ou mais precisamente, a vulva e todos os seus componentes, tem diferentes formas, tamanhos e cores. Muitas mulheres incomodam-se pensando que a sua região vaginal não pareça “normal”. No entanto, basta dar uma olhada nestas fotos de vulvas reais para ter uma ideia de como a genitália pode ser tão distinta em cada mulher.

Qual o tamanho médio considerado “normal”?

Vagina Gorda, Descubra Como Reduzir A Gordura Do Monte Pubiano

Ao mencionar “vagina gorda”, a mulher geralmente referem-se à área carnuda localizada acima dos lábios (monte púbico ou monte de vênus). A menos que a mulher se depile, o monte pubiano é geralmente o lar dos seus pêlos pubianos.

A sua principal finalidade é fornecer amortecimento para você e seu parceiro, evitando fraturas no osso pélvico durante o coito. Para além disso protege também de outras lesões.

O tamanho do monte púbico vai depender do peso e tipo de corpo de cada um. Cada corpo acumula gordura em diferentes áreas, sendo extrememente difícil definir uma média para esse tamanho.

Por vezes o termo vagina gorda é também usado em referência aos lábios externos mais carnudos (lábios maiores) ou ao excesso de pele presente na região púbica superior.

Tal como o monte de vênus, os lábios internos e externos têm igualmente dezenas de variações naturais. Todas elas são normais, e são o que faz a sua vulva ser tão única.

O mesmo pode ser dito para a região púbica superior. Embora a região abaixo do umbigo seja geralmente mais carnuda e macia, ela depende, em última análise, do peso e tipo de corpo da mulher.

O tamanho do monte púbico pode variar?

O monte pubiano é uma região “gordinha” por natureza. No entanto, quando a mulher ganha peso, dá origem ao acumulo de mais gordura no local.

Por vezes, os hormônios são os culpados. Nestes casos, é possível notar que o tamanho do monte púbico e da área vaginal geralmente varia de acordo com a fase do ciclo menstrual .

Os principais culpados para esse excesso de gordura na vagina incluem:

  • puberdade;
  • menstruação;
  • gravidez;
  • perimenopausa (o fim da vida reprodutiva);
  • menopausa.

Embora os hormônios exerçam um papel importante, o ganho considerável de peso e o estilo de vida praticado são igualmente fatores fundamentais. Isso inclui, o tipo de dieta e atividade física.

O sobrepeso atinge cerca de 53,8% das mulheses Brasileiras, enquanto a obesidade está presente em 19,6%.

É preciso entender que, nos casos de sobrepeso e obesidade, a pele estica, e a vulva é um desses exemplos.

A região pode permanecer com excesso de gordura mesmo após a mulher perder uma quantidade significativa de peso. A menos que o peso eliminado tenha sido gordura localizada na região pélvica –  caso contrário, o monte de vênus vai evidenciar-se ainda mais do que antes, após uma perda de peso.

Tal como acontece com a papada e o queixo duplo, depois de esticada, a pele da vagina também nunca mais voltará ao seu estado anterior apenas com uma redução de peso.

Procedimentos como a cirurgia de bypass gástrico por exemplo, que levam a grandes perdas de peso, resultam na maioria dos casos, em pele caída e flácida acima da região pélvica.

O tamanho do monte de vênus pode afetar a estética dos lábios vaginais?

Sim! Por exemplo, se você ganhar ou perder peso no estômago, a aparência e a forma do seu estômago mudam. O mesmo acontece na vulva.

As alterações no peso que afetam o monte pubiano podem, por vezes, levar a mudanças significativas nos lábios vaginais externos. Por exemplo, você pode verificar que:

  • os lábios exteriores ficaram inchados;
  • os lábios externos ficaram mais alongados;
  • os lábios internos já não ficam expostos como antes;

Para mais informações sobre lábios vaginais alongados leia o artigo: O que é a hipertrofia dos Lábios Vaginais: Como diminuir, cirurgia indicada…

É possível reduzir o tamanho e a gordura do púbis?

Embora existam rotinas de exercícios indicadas para este propósito, é impossível garantir que elas levaram à perda de peso e gordura na região. Tudo depende do peso atual e estrutura corporal de cada mulher.

Por todas essas incertezas, muitas mulheres optam pela lipoaspiração do monte de vênus, o procedimento cirúrgico usado para remover o excesso de gordura na vagina, neste caso, no púbis.

Exercício

Quando praticado de forma regular, o exercício pode ajudar a perder peso e ganhar tônus ​​muscular. Se seguir um plano de exercícios específico, e de forma regular, vai certamente surpreende-se com os resultados.

Também pode realizar exercícios que visam a área pélvica inferior. Fortalecer o tônus ​​muscular na região pélvica inferior, pode ajudar a reverter a ptose ao puxar novamente o púbis para cima, resultando em um púbis menos volumoso.

Além de recomendarmos uma rotina regular de cardio, tente os exercícios abdominais indicados baixo. Realize três séries, cada uma com 25 repetições, quatro vezes por semana.

Movimento em V:

  • Deite-se de costas, com as pernas esticadas e os braços acima.
  • Levante as pernas para o alto e tente tocar os dedos dos pés com as mãos.
  • Retorne à posição inicial.

Esta foi a primeira repetição –  são 25, em 3 séries.

Mountain Climber:

Comece na posição de prancha.

Levante rapidamente um joelho em direção ao peito e, em seguida, volte novamente á posição inicial, ao mesmo tempo que leva o outro joelho em direção ao peito seguindo o mesmo procedimento.

Estas foram as 2 primeiras repetições –  são 25, em 3 séries.

Para fazer a prancha (plank jacks):

Comece na posição de prancha.

Salte com ambas as pernas para fora e para dentro.

Abrir e fechar conta como 2 repetições –  são 25, em 3 séries.

Dê tempo ao tempo. O processo de perda peso e construção muscular leva o seu tempo. Seja paciente consigo mesma. Se conseguir, dê uma oportunidade ao exercício fisíco, de pelo menos três a quatro meses, antes de recorrer a qualquer cirurgia estética dispendiosa.

Procedimentos não cirúrgicos

O CoolSculpting e o truSculpt são 2 tratamentos não invasivos indicados para a remoção de gorduras teimosas. Eles usam técnicas não-cirúrgicas que ajudam a quebrar as células de gordura e incentivar e corpo a eliminá-las naturalmente.

São tratamentos que funcionam bem em pequenas regiões, não estando de forma alguma indicados para perder peso ou eliminar a pele em excesso.

Nota: São considerados procedimentos cosméticos não sendo cobertos pelo seguro.

Lifting do Púbis

A elevação púbica (monoplastia), é realizada através da combinação de técnicas de lipoaspiração e excisão, para remover as bolsas de gordura indesejadas e o excesso de pele. (Clique para ver o resultado antes e depois)

O procedimento é feito geralmente em conjunto com uma abdominoplastia. Ambos são considerados procedimentos estéticos, e não serão cobertos pelo seguro.

O tempo de recuperação depende das técnicas usadas em cada caso.

Quando consultar o médico

Se vive preocupada com o volume da região pubiana, não espere mais e marque consulta com o seu ginecologista. Ninguém melhor que o médico para responder a quaisquer dúvidas que tenha, ajudá-la a se sentir melhor ou indicar o melhor tratamento.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Referências

Última atualização da página em 14/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 14/10/2018 às 1:51 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)