5 Vantagens dos implantes dentários

Publicado por Equipe Editorial a 13 de novembro de 2012 - Atualizado em 13 janeiro 2018

As inúmeras vantagens dos implantes dentários fazem deles a melhor solução de recuperação dentária actualmente existente.

Ainda que relativamente dispendiosos, e fora do alcance das possibilidades económicas de uma boa percentagem da população, a verdade é que, quando encarados como um investimento de longo prazo, os implantes poderão vir a revelar-se como uma forma extremamente inteligente de aplicar o seu dinheiro, na medida em que muitas são as melhorias que daí poderão advir para a sua qualidade de vida em geral.

Implantes dentários com carga imediata antes e depois

Bem-estar físico

Ao facilitarem a mastigação dos alimentos, os implantes contribuem, também, para auxiliar o organismo na correcta absorção de todos os seus nutrientes, o que originará melhorias significativas no funcionamento de todo o seu sistema digestivo.

De acordo com especialistas, uma trituração incorrecta dos alimentos poderá dar origem a diversos tipos de problemas gastro-intestinais, e por isso é importante nunca negligenciar o impacto que uma boa dentição poderá exercer na manutenção de um organismo verdadeiramente saudável.

Aparência

A ausência de uma dentição completa e bem cuidada pode deteriorar imenso o aspecto visual de uma pessoa, problema esse que acabará por afectá-la nas mais diversas facetas da sua vida.

Ao submeter-se a uma cirurgia de implante dentário, terá a oportunidade de recuperar na totalidade o seu sorriso, e assim elevar drasticamente a sua auto-estima, o que em muito contribuirá para evitar depressões, entre outros problemas do foro psicológico.

Fluência verbal

A perda total ou parcial dos dentes poderá resultar numa diminuição significativa da fluência verbal, o que, se não for corrigido a tempo, poderá originar uma dificuldade de longo termo em pronunciar determinadas palavras, mesmo após a instalação dos implantes.

Para prevenir a adopção de maus hábitos no que diz respeito ao discurso oral, é altamente aconselhável que, após a perda dos primeiros dentes, procure um bom dentista, para que possa ser encontrada a melhor solução para o problema.

Conforto

A ausência de dentes deixa a superfície da gengiva totalmente exposta, o que faz com que a mesma entre em contacto directo com objectos e alimentos, originando assim, com bastante frequência, uma desgastante sensação de dor e de desconforto.

E o pior de tudo é que, a possibilidade de criação de lesões devido ao contacto directo com objectos e alimentos poderá potenciar o desenvolvimento de lesões que, quando não devidamente tratadas, darão origem a problemas a gengivas que desempenharão um papel bastante activo na perda dos restantes dentes.

Através da colocação de implantes estará a zelar pela prevenção de problemas deste tipo.

Qualidade de desempenho

A qualidade de desempenho de um implante dentário caracteriza-se, primordialmente, por uma perfeita capacidade de simulação dos dentes naturais, o que permitirá ao paciente voltar a utilizar a sua boca exactamente da mesma forma que utilizava antes de perder os seus dentes.

E ao contrário das dentaduras convencionais, não correrá qualquer tipo de risco de vir a deparar-se com problemas de estabilidade, na medida em que os implantes dentários conseguirão manter-se totalmente fixos durante um período de tempo indeterminado.

Estima-se que, quando submetidos a uma boa rotina de higiene oral, os implantes possam durar até mais de 20 anos, sendo que já existem diversos casos que o comprovam.

E com os avanços tecnológicos que caracterizam os nossos tempos, a tendência é esse número vir a aumentar ainda mais.

Como é possível constatar, ao optar por uma cirurgia de implante dentário estará a usufruir da possibilidade de ter acesso a um vastíssimo número de vantagens que acabarão por exercer um impacto fundamentalmente positivo na qualidade do seu estilo de vida.

Se a falta de dentes é um problema que o afecta, não espere mais, e comece já por procurar uma alternativa à sua medida.