Varicela

A varicela é uma infecção comum nas crianças. Esta infecção é provocada por um vírus.

Causas da varicela

A transmissão da varicela faz-se através do contacto directo com uma pessoa infectada. Pode demorar entre 10 a 21 dias a manifestar-se.

É mais frequente surgir no final do Inverno e início da Primavera e em crianças entre os quatro e os nove anos.

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas são habitualmente a febre, dores de cabeça e cansaço. Surgem depois pequenas manchas e pápulas vermelhas que se transformam rapidamente em bolhas de água.

As bolhas acabam por evoluir formando crostas. A doença evolui muito rapidamente (cerca de 24 horas) mas podem continuar a surgir novas bolhas durante três a quatro dias.

A criança poderá transmitir a outras a varicela até todas as bolhas se terem transformado em crostas. Isto pode demorar uma semana. Em alguns casos pode demorar até cerca de dois meses para que todas as crostas desapareçam.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, feito apenas pela observação das lesões na pele.

Riscos e Complicações

Na enorme maioria dos casos a doença resolve-se em seis a oito dias. A principal complicação é, habitualmente, a infecção das lesões de varicela pela criança quando as coça. É importante manter uma boa higiene da pele e das mãos.

Tratamento para varicela

Deve ser dado paracetamol se a criança apresentar febre. Não deve ser dada aspirina. Pode ser necessário um anti-histamínico se a criança tiver muita comichão. Em casos seleccionados pode ser necessário o tratamento com outros medicamentos.

Fotos

Conheça os Óleos Essenciais que Atuam no Tratamento do Herpes Zoster

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 5 Comentários
  1. Deise Aparecida da Silva Reply

    Tenho 69 anos. asos 4 tive varicela…minha mãe me carregava sobre um travesseiro…

    Crianças com 11 meses podem ser infectadas? Tem um caso e os médicos dizem não saber o que é…mas pelos sintomas e aparencia é exatamente como me foi descrito por minha mãe….agradeço…bom dia.

  2. Admiro Horácio José Reply

    Senseramente xta doença não presta cria deformaçao nas pessoas.o meu filho teve xta doença ate xegar ao ponto de não ver por onde o pegar senti bastante.

  3. Lia Reply

    Como ter certeza se é catapora?
    Levei minha filha de 16 anos na emergência, fizeram raio X e exame de sangue, encaminhando para dermetologista no dia seguinte. Começou com enjoo, febre, dor de cabeça.
    Dois dias depois as bolinhas, no rosto, peito, barriga e costas. Além de carocinhos atrás do pescoço. Nem mesmo um dermatologista pode não dar certeza de ser varicela?
    Fiquei confusa?
    Existe problemas hormonais em adolescentes iguais a varicela?

  4. Djenane lima deodato Reply

    minha filha ta com catapora ja faz tres dias mas ela ja tomuo a vacina ela tem umas 15 ou 10 bolhas ela pode ficar com mais do que isso

  5. gabriela vitoria dos santos Reply

    hoje dia 16/10/2012 estou desconfiada que estou dando catapora surgiu uns carocinhos vermelhos em mim nao sei se e catapora. sera? onao sei mas que deus abencoe que nao imaginna eu cosando toda hora ja dei catapora quando tinha 5ou4 anos tinha catapora ate na nuca que nojo fiquei com muita pena de todas as fotos mais a que eu mais tive do foi a foto 2,4e a 7 so 1que a mais a mais que eu tive mais do foi a foto 2 porque alem de esta com catapora esta sorrindo mais ele nao gosta de catapora mais esta sorrindo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:05 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)