Vasculite Leucocitoclástica

A Vasculite Leucocitoclástica é uma Vasculite necfosante dos pequenos vasos sanguíneos. Púrpura palpável dos membros inferiores é o sintoma predominante.

Foto De Vasculite Leucocitoclástica

A biopsia cutânea detecta achados de vasculite leucocitoclástica.

Esta Ocorre mais comumente em resposta a um novo antígeno: numerosos fármacos, neoplasias, doença do soro, infecção bacteriana ou viral, deficiência congênita de complemento.

Por vezes, associada à febre, artralgias, dor abdominal com ou sem sangramento gastrintestinal, infiltrados pulmonares, comprometimento renal com hematúria.

Diagnóstico Diferencial

  • Poliarterite nodosa
  • Púrpura de Henoch-Schonlein
  • Crioglobulinemia mista essencial
  • Vasculites associadas a ANCA (de Wegener, poliangiite microscópica)
  • Meningococemia
  • Gonococemia

Tratamento

Tratar a doença subjacente, quando presente; Suspender o fármaco ofensivo; Usar corticosteróides nos casos graves.

Dica

A púrpura palpável da vasculite por hipersensibilidade localiza-se nas regiões inferiores e, portanto, espalha-se pelas pernas do paciente capaz de deambular, mas concentra-se no sacro e na face posterior das coxas daquele confinado ao leito.

É conhecida por vários nomes: Vasculite de hipersensibilidade, Vasculite necfosante dos pequenos vasos sanguíneos, angiite de hipersensibilidade e angiite leucocitoclástica.

Referências
Cuellar ML: Drug-induced vasculitis. Curr Rheumatol

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 14/04/17 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 17 Comentários
  1. Adriana Reply

    Ola. Tive vasculite aos 13 anos de idade, porem não sabia. As crises vão e vem, no entanto cada vez ficam pior. Passei recentemente com uma Dermato e descobri que é vasculite. Estou tomando corticoide,melhorou mas agora voltou a ferir novamente mesmo com o uso do medicamento. Já não sei mais o que fazer. Se alguém puder ajudar com alguma informação, agradeço

  2. Roberto Raposo Reply

    Bom dia.
    Eu também sofro de vasculite leucocitoclastica, e depois de muitos exames e biopsia, descobri que o que fazia a doença reagir e atacar era a aspirina.
    Descobri isto sozinho e depois de 3 anos sem os médicos conseguirem descobrir o que fazia a doença reagir.
    Desde então nunca mais tomei aspirina ou outro medicamento que tenha na sua composição o ácido acetilsalicilico.
    Espero ter ajudado.

  3. Monica Reply

    vasculite leucocitoclastica não tem cura , e conforme medicos é uma doença autoimune e dizem ser por remedios.

    Não é por remedios , porque no meu caso não tomo nenhum, a não ser para hipotireiodismo, há anos, e por ser autoimune resultou nessa vasculite que ataca do nada. Fico anos sem , de repente volta. Associo as vezes com depressão , ou nervoso , coisas do dia a dia.

    O corticoide (ou colchicina) aliviam . Medico que cuida Reumato

  4. Lazara Reply

    Estou muito preocupada com minha filha..fazem alguns meses q ela está com manchas nas pernas q não somem , não coçam e sai manchas lisas…fez vários exames todos normais..agora.vai fazer biópsia…vocês q tem vasculite na pele..o único sintoma são manchas na pele?

  5. cleusa Reply

    Olá, na biópsia que fiz deu que tenho vasculite leucocitoclástica, á 2 meses. Estou passando por vários especialistas, como: reumatologista, nefrologista e hematologista, qual é o especialista correto para eu tratar? esta doença tem cura?

  6. fernanda silva Reply

    boa noite foi me diagonosticada recententemente vasculite urticariforme tenho medo que esta doença me afete os pulmoes

  7. Renivaldo Reply

    Olá, boa tarde, fui diagnosticado com vasculite leoclassistoclastica há mais ou em nos 4 meses, os médicos me recrutaram dapsona, porém, n vi resultados. Gostaria de saber se há outro tipo de medicamento para tal, e se este medicamento prejudica os rins e o fígado.
    Grato.

  8. juliana Reply

    Olá Giseli,

    Quando você teve filhos já tinha a vasculite?

  9. solange Reply

    Boa tarde,sou portadora da doença vascolite a 3 anos, ela só aparece no inverno será. Que não tem nada para melhorar além do corticoide eu fico nervosa quando elas aparecem.me ajuda por favor

  10. Giseli Reply

    Tenho vasculite há 20 anos, tenho 2 filhos e volta e meia tenhos crises terríveis que me deixam sem andar. O único remédio que me receitam é o corticóide que trata a vasculite e ataca outros órgãos do meu corpo como o coração, fígado e estômago. Já foi descoberto algum outro tratamento menos ofensivo?

  11. isabela oliveira ayre da silva Reply

    Sou portadora de vasculite a cinco anos e todos me falam que nao tem cura mais eu creio naquele que pode todas as coisas ele tem poder porque ele e medico dos medicos e tenhp quinze anos e vou me casar ano que vem e sou louca p ser mae mas os medicos dizem que naos posso ser mae mas vou esperaro tempo de deus … Ele e fiel …

  12. Vanessa Reply

    Vanessa Damaris Leonel11/10/2013,e á 6 anos atrás fui diagnosticada com essa doença,porem tive que me consultar com vários médicos,um deles falou que eu tinha que fazer um tratamento para o resto da vida. tomei muitos rémedios como corticoides fórtissimos
    Mas um dia eu comecei a falar com Deus,e declarei a minha cura pois ele levou sobre si todas as nossas enfermidades.e para onra e glória de Deus eu fui curada totalmente,hoje tenho uma filha linda de 4 anos de idade,e não tomo nenhum ré medio pois a obra que Deus faz é por completo.Sevc tiver fé confiar Deus vai fazer na sua vida também,pois ele é o médico dos médicos.

  13. Roberta Adriana Machado Reply

    Boa tarde!!! Tive vasculite leucocitoclastica diagnosticada em 2001, porém a doença já havia se manifestado antes sem diagnostico preciso. Na ocasião, passei por varios mesicos maravilhosos. Eu já tinha um rim só, devido a ter perdido o outro por conta de um calculo.

    A nefro que me atende disse que o meu rim direito não tinha mais quase função alguma. Ela chegou a peparar meu encaminhamento para a emodialise. Meus exames todos alteraram, diabetes, colesterol etc.

    Foi quando eu conheci na verdade o que diz a Palavra de Deus. A capacidadde dele de curar na íntegra e não de amenizar. /e eu estou curada em Nome de Jesus. Meus médicos foram maravilhosos, porém foi o médico dos médicos Jesus Cristo quem me curou…

    Meus exames estão quase todos na normalidade, mas eu sei que é só uma questão de tempo para que isso aconteça.

    Visito meus médicos com a regularidade necessária, porém já não dependo de remedio algum desde 11/2011. Fui curada pela minha fé…

    Deus é fiel e maravilhoso….

  14. tatiane castro Reply

    ESTOU COM A CHAMADA VASCULITE A TRES ANOS E UMA DERMATOLOGISTA ME DISSE QUE TEM CURA MAIS ATE AGORA ELA NAO CHEGOU O QUE VCS ME DIZEM TEM CURA OU NAO POIS SE NAO VOU APELAR APENAS P O MEDICO DOS MEDICOS JESUS.

  15. clesimar Reply

    Boa tarde. minha filha esta com suspeita de vasculite estou muitissimo preocupada com ela, ela começou a sair umas manchas na barriga e depois passou pras pernas e agora esta com as veias muito visivel aquelas veinhas azuladas fizemos todos exames dela todos deram bons inclusive o hemograma so falta a biopisa ficar pronta, será que pode ser essa vasculite? por favor mi ajude estou desesperada.

    clesimar.

  16. mariléia Reply

    Olá, tenho a vasculite leucocitoclastica há 13 anos, tive 2 filhos ja como portadora e graças a deus eles não tiveram nada, tem chances de eles virem ter?
    Tem algum outro tratamento a não ser corticóide?
    Tenho alguma chance de um dia me ver livre disso?
    Estão estudando alguma cura para essa doença?
    So sei que é horrível ter isso, ja sofri muito!

    Obrigada!

  17. Cristiane Martins do Nascimento Reply

    olá sou portadora de vasculite leococitoclastica á7 anos já fiz varios tratamentos mai com poucos sucesso será que vou depender do corticoide por resto da minha vida e ainda não sou mãe e sou louca pra ser será que isso vai complicar a realização do meu grande sonho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 14/04/2017 às 12:24 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)