5 Vegetais Que Não devem ser Consumidos Crus

Apesar de parecer fácil consumir vegetais e feijões crus, é sempre melhor cozinhá-los para destruir as toxinas presentes.

Comer cogumelos ou vegetais crucíferos crus é algo que deve ser totalmente evitado, já que eles são de difícil digestão.

Leguminosas como mandioca, berinjela e batatas contêm toxinas danosas que podem ter efeitos devastadores no corpo, severos o bastante para causar até mesmo a morte.

Comer vegetais crus pode economizar muito tempo e esforço. Mas, você realmente consegue algum benefício extra em consumi-los assim? Ou eles acabam sendo prejudicais quando consumidos dessa forma?

5 Vegetais Que Não Devem Ser Consumidos Crus

Cozinhar ou aquecer os vegetais pode aumentar seu valor nutricional e também destruir as toxinas, uma vez que elas não suportam altas temperaturas.

A berinjela, batatas e mandioca contêm toxinas que possuem potencial risco de vida. Os cogumelos e vegetais crucíferos devem ser devidamente cozidos a fim de evitar as dificuldades do sistema digestório ao processá-los enquanto crus.

Vegetais que não devem ser comidos crus

Abaixo temos uma lista dos 5 vegetais que precisam ser cozinhados antes do consumo:

Mandioca

A raiz da mandioca (Manihot esculenta), também conhecida como yuca, maniba, aipim, macaxeira ou tapioca, é derivada da planta de mesmo nome.

Naturalmente, ela possui uma toxina chamada de glicosídeo cianogénico, que é convertida em cianeto de hidrogênio quando consumida na forma crua.

Isso leva ao envenenamento por cianeto, que causa morte celular, já que o veneno impede as células de absorverem oxigênio.

Outros sintomas como fraqueza, confusão, náusea e dificuldade de respirar são facilmente perceptíveis logo após o consumo da raiz crua. Em casos graves, o consumo de mandioca mal cozida também pode levar à morte. (1) (2)

Berinjela

A berinjela sempre deve ser cozida antes do consumo, uma vez que ela contém a perigosa toxina solanina em sua forma crua. Cozinhar a berinjela destrói a solanina e a torna segura para o consumo.

Caso você consuma berinjela crua, sentirá náusea, dor abdominal além de ter diarreia e crises de vômito. Tontura e fatiga também podem aparecer, fora isso, a ocorrência de febre pode ser um sinal inicial de envenenamento. (3)

As batatas também contêm solanina e devem ser cozidas, fritas ou assadas antes do consumo.

Repolho e brócolis

Apesar do repolho, brócolis e outros vegetais crucíferos, como a couve e couve-flor, serem extremamente nutritivos, eles contêm açúcares complexos que os tornam de difícil digestão.

Pessoas com problemas de tireoide devem evitar o alto consumo de vegetais crucíferos, uma vez que eles podem interferir com o funcionamento da glândula.

Cogumelos

Além de deixar os cogumelos com um gosto melhor, cozinha-los antes de comer pode também prevenir o câncer.

Os cogumelos brancos comuns (Paris) contêm pequenas quantidades de agaritina, uma toxina considerada cancerígena.

Como essas toxinas não suportam calor, cozinhar os cogumelos pode terminar por destruí-las. Adicionalmente, é difícil digerir cogumelos crus já que eles possuem paredes celulares rígidas.

» Conheça os 9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

Feijões

Consumir feijões crus ou mal cozidos pode ser prejudicial devido à presença normal de lectinas no grão. As lectinas não são sempre danosas, mas aquelas encontradas nos feijões podem ser tóxicas.

Os feijões comuns contém uma lectina chamada de fitohemaglutinina, que pode causar vômito, náusea e dor abdominal apenas algumas horas após o consumo.

Consumir feijões crus, por mais que seja em pequenas quantidades como 4 ou 5 grãos, já pode ser danoso ao organismo.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *