Verão – Como evitar os riscos para as crianças,

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 9 de junho de 2010

Verão sem crise – Saiba como evitar os riscos para as crianças, sem deixar de aproveitar a estação

Férias, calor e praia, essa é uma combinação perfeita para o lazer no período mais quente do ano. As mães que pretendem viajar com filhos pequenos, precisam ficar atentas aos cuidados no primeiro verão dos bebês. O uso do protetor solar é imprescindível, mas o produto só deve ser aplicado a partir dos dois meses de idade. Antes dessa fase, a criança não poderá ficar exposta ao Sol sem roupa por várias horas seguidas.

Dê preferência à exposição no início da manhã ou final da tarde, já que a intensidade solar é menor. Os especialistas alertam que não há necessidade de deixar o bebê ao Sol por muito tempo, mas pelo menos 10 minutos por dia são fundamentais para que o organismo produza vitamina D.

Caso a criança seja mais velha, o uso do protetor deve ser constante, independente da estação. Os raios UVA que causam males à pele incidem durante o ano todo, por isso é necessário precaução. Algumas dicas são importantes para garantir um verão saudável para os pequenos: a proteção deve ser reaplicada a cada duas horas ou quando a criança estiver em contato com a água; procure períodos de descanso entre as atividades em locais ventilados e com sombra; não ofereça laranja e limão, ou sucos e picolés à base dessas frutas, já que elas podem causar manchas e queimaduras. Lembre-se que a ingestão de líquidos é importante para evitar a desidratação, portanto tenha sempre um recipiente com água fresca e filtrada.