Vida Saudável

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 23 de fevereiro de 2011

Ter uma vida saudável não é apenas ter um corpo saudável. Pensar em seguir uma vida com saúde inclui analisar o modo com que vivemos. Os hábitos corretos ou inadequados podem influenciar a saúde do corpo no presente e no futuro. Seguir bons hábitos de saúde como uma alimentação apropriada e a prática de actividade física regularmente são importantes e melhoram o bem-estar, além de serem fatores importantes na prevenção de várias doenças. Os aspectos psicológicos como o nervosismo e o medo também merecem atenção. Adotar um estilo de vida saudável é pensar no conjunto de todos estes aspectos visando uma melhoria na qualidade de vida e na saúde do nosso corpo.

Alimentação

A alimentação é o principal fator a termos em consideração quando o assunto é vida saudável. A importância de comer bem e adequadamente pode gerar algumas mudanças na nossa vida e ajudar na prevenção de doenças, na melhoria da nossa saúde e a atingirmos o peso ideal.

Tirar da dieta qualquer tipo de excessos é a atividade fundamental a seguir e o principio de tudo. O corpo humano precisa de fibras, proteínas, cálcio, ferro, vitaminas, minerais e principalmente água. Para ter uma vida saudável a ingestão de água é fundamental. Beba pelo menos dois litros de água por dia.

Comer cinco as seis vezes por dia tambem é importante, pois o estomago não fica vazio. Além disso, diminui a fome nas refeições principais e ajuda a controlar o peso. Mastigar bem e comer sem pressa também são atitudes imprescindíveis a tomar.

Dê preferência aos produtos naturais. Estes quando preparados de forma correta, podem auxiliar na prevenção de doenças. Já os produtos industrializados devem ser consumidos com moderação, pois podem apresentar riscos para a saúde.

O arroz, milho, trigo, batata, mandioca, soja, lentilha, sementes de girassol, gergelim, castanhas de caju e a fava fazem bem e devem estar presentes nas refeições, junto com as frutas, legumes e verduras. É sempre melhor optar por peixe, frango ou carnes magras.

Actividade Física

Há quem pense que praticar exercício físico significa apenas ir até ao ginásio. Pelo contrário, exercitar-se envolve primeiro a mudança de outros hábitos diários. Trocar o elevador pelas escadas e deixar o carro de lado quando a distância é curta já são pequenos passos para quem quer mudar e ter uma vida mais saudável.

Deixar o sedentarismo para trás e procurar exercícios com os quais você se identifique é o caminho para a saúde, prevenção de doenças e controlo do peso. Além disso, praticar atividades físicas regularmente traz prazer e bem-estar.

Exames Periódicos

A visita ao médico deve ser feita com regularidade para o acompanhamento da sua saúde. Os exames periódicos ajudam na descoberta de doenças em estágio inicial. Quando diagnosticadas precocemente, o tratamento torna-se mais eficaz.

O exame de glicemia de jejum, por exemplo, consiste em avaliar o nível de glicose no sangue e descobrir se a pessoa tem ou não diabetes. O quanto antes a doença for descoberta, mais fácil será o seu controlo e menores serão os seus efeitos.

Medir a pressão arterial é um dos fatores que podem ajudar tambem no controlo e diagnóstico de quem tem hipertensão, daí a importância de ir ao médico com frequência e fazer os exames necessários.