Vista Cansada

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 25 de fevereiro de 2011

A sensação de vista cansada é um sintoma muito comum da sociedade moderna, em resposta a um tipo de conduta que obriga a nossa visão a um esforço extra.

A era dos computadores tem o seu lado bom e mau. Se por um lado permitiu avanços enormes para a medicina, por outro fez nascer ou agravou algumas perturbações do organismo.

Aquilo a que vulgarmente chamamos “vista cansada” é um dos problemas de saúde que mais aumentou com a utilização intensiva e recorrente do computador.

Apesar de terem sido alvo de melhorias significativas, os monitores de computador devem ser usados com moderação e bom senso.

Uma das técnicas para não forçar excessivamente os olhos, ao trabalhar no computador, é evitar olhar fixamente o monitor, alternando entre este e o teclado.

Outra recomendação é a de fazer intervalos regulares e nunca ficar mais do que uma hora ininterrupta sem tirar os olhos do ecrã.

Outros conselhos para vista cansada: deve ler e trabalhar sempre com iluminação adequada, não deve ver televisão com o resto da sala completamente às escuras e nunca deve desvalorizar os conselhos do seu oftalmologista, nomeadamente em utilizar óculos para as situações que lhe foram prescritas.

Sintomas de vista cansada

Os sintomas incluem uma sensação de queimação, sensação de peso nos olhos, dor nos olhos, lacrimejamento, olhos secos, visão embaçada, sensação desconfortável nas pálpebras ou uma pressão no olho.

Às vezes, a vista cansada ou fadiga ocular pode ser acompanhada de dores de cabeça, tonturas e enxaquecas.

Os olhos cansados ocorrem como consequência do esforço. Em geral, não é um fenômeno grave.

A vista cansada podem indicar uma doença ocular em uma criança ou um problema de idade a pessoas com mais de 50 anos de idade. Em casos raros, o olho pode cegar.

Este cansaço é devido à presença de uma doença ou um tratamento médico realizado anteriormente.

Quais são as causas de vista cansada?

– O ar condicionado;
– Aquecimento;
– Tabaco ou fumo do cigarro;
Pó ou poeiras industriais;
– Tipo de atividade, trabalho que desempenha;
– Passar muitas horas por dia na frente da TV ou do computador.
– Sono inadequado;
– Choro excessivo;
– Oferta de oxigénio insuficiente na córnea;
– Poluição;
– Ler por períodos prolongados;
– Exposição a luzes muito brilhantes.

Envelhecimento

O envelhecimento é a principal causa de vista cansada, após 50 anos, o corpo libera menos lágrimas, determinando uma secura ocular.

Desvio do olho (desvio ocular) – O estrabismo latente é uma doença ocular caracterizada pela tendência de um desvio interno ou externo do olho. A pessoa que sofre de estrabismo tem dificuldade em manter os olhos em linha.

Os espasmos vem da dificuldade do olho em focar determinadas distâncias, pequenas e grandes.

A insuficiência de convergência, uma outra doença ocular e muito comum em crianças, manifesta-se pela incapacidade de ver bem a uma distância pequena, com ambos os olhos.

Hipermetropia – a incapacidade de ver a uma distância pequena pode gerar, se não for tratada, a fadiga dos olhos devido ao esforço realizado para ver bem.

Outras causas:

  • Certos medicamentos podem causar olhos secos;
    Poliartrite e artrite;
    Diuréticos;
    Antidepressivos: atropina, lítio.

Remédios e tratamentos caseiros para a vista cansada

  • Aplique compressas de água quente sobre as pálpebras, se os olhos estiverem secos. Não é necessário o uso de água estéril.
  • Use colírio para relaxar temporariamente os olhos sensíveis e irritados.
  • Tente criar uma umidade adequada no quarto à noite, para evitar acordar com os olhos vermelhos.
  • Vagina Saudável E Vagina Com Candidíase
  • Conheça As Principais Causas Do Corrimento Branco, Grosso E Pegajoso E Aprenda O Significado De Cada Tipo De Consistência
  • Sinais De Que Você Deve Ir Ao Ginecologista
  • Entenda O Que Significa Cada Cor De Corrimento Vaginal E Como Tratar
  • + Saúde Íntima

    + Dieta e Nutrição

    -->