VITAMINA B1 ( TIAMINA )
Fotos Antes e Depois

VITAMINA B1 ( TIAMINA )

vitamina B1 de nome cientifico ( tiamina ) é hidrossolúvel . Como todas as vitaminas do complexo B , quaisquer excessos são  eliminados pela urina . Os seus niveis têm de ser repostos diariamente .

Quantifica-se em miligramas ( mg ) .

Sendo a sua acção sinérgica , as vitaminas do complexo B são mais potentes em conjunto do que usadas isoladamente . As vitaminas B1 , B2 e  B6 , devem ser tomadas em doses equilibradas ( por exemplo , 50 mg de B1 , 50 mg de B2 e 50 mg de B6 ) , para que sejam eficazes .

A dose oficial recomendada ( RDA ) para adultos é de 1 a 1,5 mg diários .( Durante gravidez e amamentação , sugerem -se 1,5 a 1,6 mg por dia . )

É necessário aumentar as doses durante as doenças , o stress e a cirurgia . É conhecida pela  < vitamina do estado de ânimo > , pelo seu efeito benéfico sobre o sistema nervoso e a atitude mental . E tem um ligeiro efeito diurético .

 O que pode fazer por si :

1- Favorece o crescimento .

2- Ajuda a digestão , especialmente a dos hidratos de carbono .

3- Melhora o estado de espírito .

4- Mantém um correcto funcionamento do sistema nervoso , dos músculos e do coração .

5- Contribui para combater os enjoos em viagens aéreas ou marítimas .

6- Alivia a dor após extracção dentária .

7- Auxilia no tratamento do herpes zoster .

 doenças carenciais causadas pela falta

1- Beribéri

 Melhores fontes naturais :

Levedura seca de cerveja ,casca do arroz , cereais não refinados , trigo integral , farinha de aveia , amendoim , carne magra de porco , miudezas , a maior parte dos vegetais , farelo e leite .

Suplementos :

Está disponivel em doses de elevada potencia terapeutica , geralmente de 50 , 100 e 500 mg . É mais eficaz em fórmulas do complexo b , juntamente com as vitaminas B2 e B6 . É ainda mais eficaz quando a composição contém acido pantotenico ( um factor anti stress ) , acido folico e vitamina B12 .  As doses diárias  mais comuns são de 100 e 300 mg , em capsulas, comprimidos, gelatina e injetavel .

 Toxidade :

Não se conhecem efeitos toxicos desta vitamina hidrossolúvel . Qualquer excesso é eliminado pela urina e não é retido em quantidades significativas em nenhum órgão ou tecido . Raros sintomas de excesso  ( quando as doses excedem 5 – 10 gr diários ) incluem tremores , herpes , edema , ansiedade , acelaração dos batimentos cardiacos, acne e alergias .

 Vantagens e desvantagens :

Uma sobredosagem de vitamina B1 ( TIAMINA ) pode afectar a produção da glandula tiroideia , de insulina e provocar a perda de outras vitaminas do complexo B , causando nomeadamente deficiencias de vitamina B6 .

A ingestão prolongada de qualquer vitamina do complexo B  pode resultar na eliminação de quantidades significativas das restantes .

 Quais os inimigos desta vitamina :

O calor da cozedura dos alimentos destrói facilmente esta vitamina . Outros inimigos da vitamina B1 são a cafeina , o alcool , os métodos de transformação industrial dos alimentos , o ar , a água , os estrogenios , os antiacidos e as sulfamidas .

 Alguns conselhos para o uso desta vitamina :

1- Se for fumador , consumidos de alcool ou de açucar em excesso , necessita de mais vitamina B1 .

2- Se estiver grávida , a amamentar ou a tomar a pílula anticoncepcional , tem maior necessidade desta vitamina .

3- Se tiver o hábito de tomar um antiácido depois do jantar , pode estar a perder a tiamina que ingerio com a refeição .

4- Como em todas as situações de stress, doença , ansiedade , trauma , pos-operatorio , deve aumentar o seu consumo de complexo B , que deve conter tiamina .

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Saúde com Ciência", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.