10 Benefícios da Vitamina D3 para a Saúde: Descubra para Que Serve este Nutriente Maravilhoso - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

10 Benefícios da Vitamina D3 para a Saúde: Descubra para Que Serve este Nutriente Maravilhoso

A vitamina D3 (Colecalciferol) não é a mais comum nas prateleiras de suplementos, no entanto, é uma vitamina que oferece alguns benefícios únicos para a saúde. Duvida?

Benefícios Da Vitamina D3

O que é e para que serve a vitamina D3?

A vitamina D3 é uma das duas formas encontradas de vitamina D, e uma das mais importantes para as funções gerais do organismo.

Quando o corpo está exposto à luz solar e seus raios ultravioletas, a pele produz vitamina D3. Já a vitamina D2 não pode ser gerada naturalmente.

Conheça os 16 Benefícios da Luz Solar

A Vitamina D3 é o nome comum dado ao colecalciferol, e está intimamente relacionado com o ergocalciferol (vitamina D2), porém, apresentam pequenas diferenças.

Quando se recomenda a toma de um suplemento de vitamina D (talvez por o usuário viver numa região do mundo onde há escassez de luz solar), geralmente estamos falando de vitamina D3, pois, é a mais fácil de digerir no organismo.

Trata-se de uma vitamina perfeitamente segura, no entanto, se estiver a tomar de forma suplementar, não necessitará mais de 2000 UI por dia, e a maioria das dosagens encontradas variam entre 400 e 1200 UI por dia.

Embora a vitamina D3 possa ser um estímulo importante quando o corpo precisa dele, não é recomendável usá-la como suplemento durante longos períodos de tempo, para evitar alguns efeitos colaterais negativos.

Benefícios para a saúde

Vitamina D3

Os principais benefícios da vitamina D3 para a saúde, incluem uma melhora da densidade óssea e da vitalidade do cérebro, o fortalecimento do sistema imunológico, a perda de peso e uma diminuição da ocorrência de doenças autoimunes.

Para além disso, também pode ser usada para tratar condições em que os níveis de vitamina D3 podem estar baixos, como em pessoas que têm as glândulas paratireóides subativas, baixos níveis de fosfato no sangue ou doenças hereditárias, em que o corpo não responde ao hormônio da paratireoide .

Este composto orgânico encoraja também os rins a reciclar o fosfato de volta ao sangue, ajudando o sangue a permanecer no pH ideal.

Conheça outros benefícios…

Melhoria da saúde cerebral

Alguns estudos descobriram que o colecalciferol, presente na vitamina D3, melhora a função cognitiva podendo reduzir o risco de Alzheimer.

Uma deficiência de vitamina D frequentemente se associa a doenças neurodegenerativas; por essa razão, a suplementação desta vitamina é utilizada na população mais envelhecida.

Trata a Acne

Existe algum debate sobre se realmente o composto funciona no tratamento da acne.

Alguns especialistas afirmam que a falta de luz solar pode aumentar, agravar, piorar, a acne. E, de fato, algumas pessoas percebem mesmo um agravamento da condição durante o inverno e uma melhora durante o verão.

Ainda assim, não existem estudos clínicos que apoiem o uso do composto no tratamento da acne. No entanto, algumas publicações “anedóticas” afirmam que a acne melhorou após a toma de suplementos de vitamina D ou após aplicação tópica (em forma de óleo) diretamente na pele.

Impulsiona o Sistema imunológico

A vitamina D é um poderoso modulador do sistema imune, podendo prevenir infecções ocasionadas por vários agentes patogênicos, e também pode ajudar o corpo a evitar se auto atacar.

Diminui o risco de doenças autoimunes

A deficiência de vitamina D está intimamente ligada à prevenção de doenças autoimunes, portanto, se está a sofrer com alguma delas, este é o seu suplemento ideal!

Ajuda na perda de peso

Em pesquisas recentes, verificou-se que a deficiência de vitamina D está relacionada à obesidade. Esta correlação provavelmente se refere ao efeito metabólico que a vitamina D pode ter, otimizando o sistema imunológico além de estimular a saúde do metabolismo.

Alimentos Ricos em Vitamina D3

As Melhores Fontes Naturais De Vitamina D3

Os melhores alimentos / fontes naturais de vitamina D3 incluem:

  • Frutas
  • Legumes, como espinafre e cogumelo
  • Leite e produtos lácteos, como queijo, iogurte e manteiga
  • Peixe, como o salmão selvagem, o pargo, a cavala e o óleo de peixe
  • Produtos de soja – grãos e tofu
  • Cereais
  • Queijo ricotta (feito com leite integral)
  • Ovos (gema incluída)
  • Cogumelos (especialmente cogumelos shiitake e morel)

Lembre-se que, estas são as fontes alimentares de D3, contudo, a forma mais eficaz de aumentar os seus níveis de vitamina D é simplesmente sair de casa e se expor ao sol!

Deficiência de vitamina D3

Sintomas De Deficiência De Vitamina D3

Um organismo deficiente desta vitamina experimenta muitos sintomas, dentre eles, uma diminuição da densidade mineral óssea.

Manter os níveis necessários da vitamina pode ajudar a prevenir a osteoporose.

A falta de vitamina D3 aumenta também o risco de artrite e compromete o controle da função neuromuscular, além de afetar a capacidade metabólica de regular as quantidades de minerais.

Historicamente, esta deficiência tem sido associada ao raquitismo, uma doença que geralmente afeta as crianças. As crianças e os adultos que tiveram raquitismo em crianças, geralmente têm as pernas em forma de arco.

As pessoas com problemas digestivos tais como, doença celíaca, problemas de fígado, ou doença de Crohn, são as mais propensas a ter níveis baixos de vitamina D3.

A luz solar é uma fonte natural do composto, e as pessoas que raramente ou nunca saem à rua (por exemplo, aquelas em lares de idosos ou pacientes hospitalares acamados) são as mais prováveis ​​de serem deficientes.

Além disso, quanto mais escura for a sua pele, mais luz solar necessita para manter a vitamina D3 em níveis saudáveis.

Este evento ocorre porque a melanina extra, encontrada nas peles mais escuras, atrasa a sua absorção.

OBS: Embora muitos dermatologistas aconselhem os pacientes a evitar a luz solar entre as 10:00 e as 14:00 de forma a protegerem a pele do câncer, alguns dados mostram que é nesta fase que o corpo realmente absorve melhor a vitamina D3.

Diferença entre a vitamina D e D3

A diferença entre a vitamina D e D3 é simplesmente um nível de especificidade. A vitamina D3 é um tipo de vitamina D, e a mais altamente recomendada, já que é produzida naturalmente pelo corpo quando a pele é exposta ao sol.

Também é diferente da vitamina D2, que normalmente é encontrada nos alimentos e não é produzida pelo corpo durante a exposição solar.

Advertências

Fale com o seu médico antes de tomar vitamina D3 se você:

  • Está a tomar Sequestradores de ácidos biliares como Welchol (colesevelam), Colestid (colestipol) Locholest, Prevalite (colestiramina)
  • Está a tomar o medicamento para perda de peso Alli ou Xenical (orlistat)

Gravidez

Ainda não se sabe ao certo se a vitamina D3 pode ou não prejudicar o feto.

Converse com o seu médico se estiver grávida ou se planeja engravidar, antes de incluir a suplementação na sua dieta.

Igualmente, deve também informar o médico se está a amamentar ou planeja fazê-lo.

A vitamina D3 passa para o leite materno e, portanto, não é recomendada para as mães que amamentam.

Efeitos colaterais

O consumo excessivo de vitamina D3, pode trazer alguns sintomas indesejáveis, mas geralmente, não há efeitos colaterais negativos quando comsumida nas doses recomendadas.

No entanto, quando administrada em excesso, pode apresentar os seguintes efeitos secundários:

  • Dor de estômago
  • Náusea
  • Vômito (raro)
  • Falência renal
  • Redução da densidade mineral presente nos óssos
  • Níveis elevados de cálcio e potássio no sangue
  • Reações alérgicas, como erupções cutâneas ou coceira
  • Inchaço do rosto, garganta e língua
  • Tonturas severas
  • Problemas respiratórios
  • Alterações no ritmo cardíaco, que incluem batimento cardíaco irregular ou acelerado
  • Boca seca (raro)
  • Dor de cabeça (raro)
  • Fraqueza e falta de energia (raro)
  • Fadiga (raro)

Como mencionado, este suplemento vitamínico raramente oferece efeitos colaterais, se utilizado com moderação.

Interações com medicamentos

É sempre importante compartilhar com seu médico e farmacêutico todos os medicamentos que você está a tomar.

Isso inclui tanto medicamentos de prescrição médica como medicamentos de venda livre, suplementos como vitaminas e outros suplementos dietéticos (batidos nutricionais, pós de proteína, etc.), ervas e quaisquer drogas ilegais.

Você deve evitar tomar vitamina D3 se estiver tomando as seguintes drogas/medicamentos:

  • Zemplar (paricalcitol)
  • Donovex ou Sorilux (calcipotriol)
  • Hectorol (doxercalciferol)
  • Óleo mineral
  • Alli ou Xenical (orlistat)
  • Sequestradores de ácidos biliares, como o Welchol (colesevelam), Colestid (colestipol), Locholest ou Prevalite (colestiramina)

Algumas Drogas como o Alli ou Xenical, ou os sequestrantes de ácidos biliares, podem diminuir ou impedir que o corpo absorva vitamina D e outras vitaminas dependentes de gordura, nomeadamente as vitaminas A, E e K.

Além disso, tenha cuidado com drogas como:

  • Digoxina
  • Hidróxido de alumínio
  • Pílulas de água como a clortalidona, hidroclorotiazida e clorotiazida
  • Hidróxido de magnésio e citrato de magnésio
  • Fosfenitoína (Fosphenytoin)

Álcool

Deve igualmente evitar ou limitar o consumo de álcool enquanto toma vitamina D3uma vez que o álcool pode diminuir sua absorção.

Como tomar?

O ideal será tomar suplementos de vitamina D diariamente com uma fonte de gorduraO óleo de peixe é uma opção, ou pode simplesmente tomar o nutriente durante as refeições.

Quanta vitamina D3 você precisa?

Encontrar a dose ideal do nutriente é um tópico incrivelmente controverso. Existem múltiplas perspectivas sem consenso quanto às quantidades necessárias / ideais.

Embora não exista um consenso, cerca de 1.000 – 2.000 UI devem oferecer benefícios para a maioria das pessoas.

Os melhores suplementos / Marcas

Abaixo descrevemos as melhores marcas de vitamina D3 atualmente no mercado (com algumas opções para veganos), com base em uma série de fatores, incluindo qualidade, avaliações e testes independentes.

A dose apropriada dependerá das suas necessidades e níveis atuais de vitamina D. Mas lembre-se, mais nem sempre é melhor!

  • BioTech
  • Bronson
  • Garden of Life
  • Source Naturals
  • Sports Research
  • NatureWise
  • Vita Optimum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade