Suplementos de Vitaminas, Minerais e Nutrientes: O que São e como são constituídos?

Quando uso a palavra Vitaminas, a maioria das pessoas associa logo vitamina a «comprimido».

O facto de se pensar em comprimido traz ao pensamento ideias confusas de medicamentos e terapêuticas.

Embora as vitaminas possam por vezes actuar como tal ,não são nem uma coisa nem outra.

As vitaminas são simplesmente substâncias orgânicas necessárias à vida.

São essenciais para o correcto funcionamento do nosso organismo e, salvo algumas excepções ,não podem ser fabricadas ou sintetizadas pelo próprio organismo.

São fundamentais para o nosso crescimento,vitalidade e bem estar geral,encontrando-se em quantidades reduzidas em todos os alimentos naturais.

Devemos obtê-las a partir destes ou de suplementos vitamínicos.

Suplementos De Vitaminas, Minerais E Nutrientes, O Que São E Como São Constituídos

Deve-se ter em conta que os suplementos de vitaminas existem sob a forma de comprimidos,cápsulas,xarope,pó solúvel ou injecções, são substancias nutritivas e – excepto se forem sintéticos – são derivados de plantas e animais.
É impossivem conservar a vida sem todas as vitaminas necessárias.

Recapitulando, Todos nós devemos obter as vitaminas que são essenciais à vida, quer a partir de alimentos naturais ,quer de suplementos vitamínicos.

O que as Vitaminas não são?

O principal que devemos saber é que as vitaminas não são nem comprimidos revigorantes, nem substitutos dos alimentos, esta é a primeira.

Embora muitas pessoas pensem que as vitaminas podem substituir os alimentos, o que não é verdade.

Na realidade, elas não podem ser assimiladas pelo nosso organismo sem a ingestão de alimentos.

Existem imensos conceitos errados a respeito das vitaminas e espero que com esta plataforma possa esclarecer grande parte deles.

As vitaminas não são comprimidos revigorantes e não têm valor calórico ou energético por si.

As vitaminas não podem substituir as proteínas ou qualquer outro nutriente como os minerais, gorduras, hidratos de carbono, água – ou mesmo outras vitaminas !

As vitaminas não são por si só componentes da nossa estrutura orgânica. Não se pode tomar vitaminas, deixar de comer, e ser saudável.

O que são os Minerais

Os Minerais são corpos naturais sólidos e cristalinos formados em resultado da sua interacção de vários processos físico-químicos em ambientes geológicos.

Cada um dos minerais é classificado e denominado não só apenas com base na sua composição química normal , mas também na sua estrutura cristalina dos vários materiais que os compõem.

Em resultado desta distinção,vários materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos uns dos outros em resultado de algumas diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam especialmente ,como exemplo temos a grafite e o diamante.

Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estados puros ou quase puros, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas.

Embora em sentido estrito também o petróleo, o gás natural e outros compostos orgânicos formados em ambientes geológicos sejam minerais, geralmente a grande maioria dos compostos orgânicos é excluída.

Também são excluídas as substâncias, mesmo que idênticas em composição e estrutura a algum mineral , produzidas pela actividade humana ,como exemplos temos os betões ou os diamantes artificiais. O estudo dos minerais constitui o objecto da mineralogia.
Percebeu o que são os minerais ?

Nutrientes

Existem outras substâncias nutritivas para além das vitaminas que são os chamados nutrientes, embora muitas pessoas pensem que são a mesma coisa, não são.

Nutrientes importantes, são eles 6 ,os hidratos de carbono, as proteínas (que são elas constituídas por aminoácidos, os lipídos, os minerais, as vitaminas e a agua, todos estes são nutrientes (componentes absorvíveis dos alimentos, necessários para a saúde e indispensáveis para a produção de energia, para o desempenho das funções orgânicas,para o utilização dos alimentos e o crescimento das células.

» Conheça Os 20 Vegetais e Frutas Mais Ricos em Nutrientes e Pobres em Calorias

As vitaminas sem os minerais

Sei que as vitaminas não podem exercer correctamente a sua acção sem os minerais ,mas gostaria de saber se uns tornam determinadas vitaminas mais eficazes do que outros.

Certamente que sim. A vitamina A, por exemplo ,actua melhor quando combinada com o cálcio, magnésio, fósforo , selénio e zinco.

As vitaminas do complexo B tambem adquirem maior potência em conjunto com estes minerais,além do cobalto ,cobre, ferro, manganésio, potássio e sódio .

Quanto á vitamina C, verificou-se que os cinco minerais que exercem maior eficácia quando combinados com ela,são o cálcio, cobalto, cobre, ferro e o sodio ; relativamente á vitamina D , são o cálcio, cobre, magnésio, selénio e sódio ;e , no que diz respeito á vitamina E , são o cálcio, ferro, manganésio, fósforo, potássio, selénio, sodio e o zinco .

Mas existem muito mais que depois eu com mais tempo vou acrescenta-los aqui no blog.

Os agentes secantes das vitaminas

Os agentes secantes são produtos que impedem certas substâncias (higroscópicas)de absorver a humidade,de forma a manter o ambiente seco sobre o produto seu processo de fabrico.O sílica-gel é utilizado frequentemente neste processo.

Os corantes

Os corantes Tornam a aparência do comprimido mais atrativa ou estética. Os corantes derivados de fontes naturais tais como a clorofila ,são os melhores.

Sabores e adoçantes

Usados unicamente em comprimidos mastigáveis ,os adoçantes são geralmente a frutose (açucar de frutas),dextrinas de malte, sorbitol ou maltose. A sacarose (açucar de mesa)só raramente é utilizada em marcas de prestígio.

Os desintegradores

Substâncias como a goma-arábica ,a algina e o alginato são adicionados aos comprimidos para facilitar a sua desagregação,depois de serem ingeridos.

Materiais de revestimento

Os materiais de revestimento são substâncias utilizadas para proteger os comprimidos da humidade.Ao mesmo tempo ajudam a mascarar sabores ou odores desagradáveis e tornam o comprimido mais fácil de engolir.

Uma substância derivada da proteína do milho, a zeina, é usada como material de revestimento, destinado a criar uma película transparente sobre os comprimidos.

A cera do brasil, um produto natural derivado das palmeiras, também é utilizada para este efeito.

Os lubrificantes

São substâncias que se juntam aos comprimidos para evitar a sua aderência ás máquinas que lhes dão forma.O estereato de cálcio e a sílica são os mais utilizados.

O Primeiro é derivado de óleos vegetais. O segundo é um pó branco que se encontra na natureza. O estereato de mágnésio também pode ser utilizado para este fim.

Excipientes

Estes ingredientes conferem coesão ás substâncias em pó,ou seja,mantêm unidos os ingredientes dos comprimidos.

A celulose e a etilcelulose são frequentemente usadas para este fim. A celulose é o principal constituinte da fibra vegetal.

Outros excipientes utilizados que deve conhecer ,e para os quais deve ser alertado são:
A acacia e o algin .

Solventes e recheios

São substâncias inertes adicionadas aos comprimidos para aumentar o seu volume de modo a obter um tamanho adequado para depois serem prensados.

Os melhores laboratórios usam para este fim o fosfato dicálcio ,um pó branco derivado de minerais purificados ,que constitui uma excelente fonte de cálcio. Por vezes, são também utilizados o sorbitol e a celulose (fibra vegetal).

Recomendações

Qualquer Regime apresentado na nossa plataforma, não deve ser considerado como um conselho médico.

Antes de iniciar um regime vitamínico, qualquer que seja ele consulte o seu nutricionista ou um médico, principalmente se tiver algum problema de saúde específico ou se estiver a tomar qualquer outro medicamento.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 17/07/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 17/07/2018 às 4:10 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)