Xarope Caseiro para Tosse Seca

A tosse seca, quando aparece, é bastante desagradável. É uma tosse em que não se consegue expetorar, e que irrita e faz comichão (coceira) na garganta.

mel de abelhas

A tosse seca, ao contrário da tosse normal, não surge devido a uma produção excessiva de expetoração ou ao congestionamento das vias respiratórias. Eventualmente, dependendo da doença que está por detrás da tosse, ela pode evoluir para uma tosse com expetoração.

Por exemplo, nalguns casos, a tosse seca pode ser o primeiro sinal de uma constipação, acabando por evoluir para tosse com expetoração.

As causas comuns para a tosse seca estão ligadas fatores ambientais e químicos, que incluem o ar muito seco, com elementos poluentes (como o fumo do tabaco), elementos alérgicos, e até, ar condicionado.

Se está com tosse seca, então neste artigo poderá conhecer vários xaropes caseiros para tosse seca, que ajudarão a aliviar o problema.

Xaropes caseiros para a tosse seca

Os xaropes que vamos apresentar de seguida são xaropes que utilizam mel, e como tal, são apenas indicados para pessoas com mais de 3 anos de idade. Conjuntamente com a toma destes remédios caseiros, é fundamental eliminar as causas ambientais e químicas que possam estar por detrás da sua tosse seca.

Assim, deve arejar bem a sua casa, mantendo-a sempre limpa, e ainda, evitar todos os locais que possam ter no ar agentes alérgicos ou fumos.

Xarope caseiro para tosse seca com oréganos

Os oréganos ou orégãos (Origanum vulgare) possuem propriedades antitússicas, que ajudarão a controlar e acalmar a tosse.

Ingredientes

– uma colher de café de oréganos;

– uma colher de sopa de mel.

Como preparar

Coloque todos os ingredientes num recipiente de vidro que possa ir ao micro-ondas, e misture muito bem. De seguida, deverá colocar dentro do micro-ondas e deixar aquecer durante alguns segundos. Logo que esteja a uma temperatura agradável, deve ingerir o xarope. Faça e beba este xarope entre duas e três vezes durante o dia.

Xarope caseiro para tosse seca com cenoura

Tal como os oréganos, também a cenoura tem propriedades antitússicas. Assim, o seguinte xarope, à base de cenoura, irá ajudá-lo a controlar o reflexo da tosse, aliviando assim a irritação e comichão na garganta. Este xarope é especialmente útil para tosse seca provocada por alergias.

Ingredientes

– 3 cenouras grandes;

– uma xícara de mel.

Como preparar

Depois de descascar as cenouras, coloque-as cortadas em pedaços no liquidificador, e faça um suco com elas. De seguida, junte o mel, e leve ao lume, com fogo baixo, até que a mistura engrosse. No final, deve colocar o xarope num recipiente de vidro tampado. Deverá beber uma colher do xarope de cenoura entre 3 a 4 vezes ao dia.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:39 horas por: Filipe