Zinédine Zidane

Zinédine Zidane nasceu a 23 de Junho de 1972 na cidade portuária de Marselha, França. Foi o quinto filho de um casal de imigrantes argelinos.

Os seus pais, Smail e Malika Zidane partiram de Kabylie, no norte da Argélia em 1953, em busca de uma vida melhor.

Como muitas outras crianças, Zidane começou a jogar futebol na rua. La Castellane era um bairro marselhês conhecido pelo seu alto índice de crime e desemprego e pela sua impressionante taxa de suicídio.

Zinédine Zidane Antes e Depois

Foi ali que Zidane começou a desenvolver a sua notável capacidade técnica. Apesar do pai de Zidane trabalhar como guarda-noturno numa loja, a família não passava impune à pobreza.

A sua habituação era pequena, os quartos apertados e os 7 membros da família não se podiam sentar à mesa da refeição simultaneamente por falta de espaço.

Foi por volta dos 5 anos, que Zidane se começou a juntar aos seus vizinhos nos jogos de futebol improvisados que disputavam na praça Tartane, uma praça pública bem no centro de La Castellane.

Aos 10 anos torna-se jogador federado, juntando-se à equipa do seu bairro o US Saint-Henri. Um ano e meio depois, despertou a atenção do treinador SO SeptèmesValons, clube para o qual se iria transferir pouco depois.

No Septèmes ficaria até aos 14 anos, altura em que foi chamado para um campo de treino organizado pela Federação Francesa de Futebol.

Jean Varraud, um conhecido olheiro do AS Cannes estava presente no campo de treino e indicou de imediato à Direção do Centro de Treino do Clube a necessidade de contratar Zidane.

1986

Foi assim que em 1986, Zinédine Zidane se dirigiu a Cannes para o que pensava ser uma estadia de 6 semanas, mas que acabaria por se transformar numa ligação de quatro anos.

A adaptação à nova realidade não foi particularmente fácil para o rapaz de 14 anos que acabara de deixar a família para trás.

Um diretor do Cannes acabaria por ter um papel preponderante no sucesso de Zidane ao convidá-lo para deixar o dormitório do clube, para ficar com a sua família.

Mais tarde Zizou, como é apelidado no meio futebolístico, afirmaria que foi com a família de Jean-Claude Elineau, que conseguiu encontrar um equilíbrio.

Com 17 anos, Zinédine Zidane estreia-se na equipa principal do Cannes, participando num jogo da Ligue 1 contra o Nantes. Dois anos depois, então com 19 anos, Zidane estreia-se a marcar, curiosamente também num jogo contra o Nantes.

O Presidente do clube cumpre a promessa que lhe havia feito: no dia em que marcasse o seu primeiro golo iria receber um carro. Numa festa depois do jogo terminar, Zidane recebe o seu Renault Clio Vermelho.

Na sua passagem pelo Cannes, Zizou ajudaria o clube a conquistar o 4º lugar e a classificação para a Taça. Resultado que ainda hoje constitui o melhor da história do clube.

1992

No início da temporada 1992-1993, Zidane assinaria pelo Bordéus. Ali iria ficar durante quatro temporadas, durante as quais venceria uma Taça Intertoto e seria finalista de uma Taça UEFA. Na final da competição o Bordéus claudicaria perante o poderoso Bayern de Munique.

1994

O percurso de Zidane pela seleção francesa iniciou-se em 1994, num amigável contra a República Checa. Logo no seu primeiro jogo, Zizou conseguiria bisar, ajudando a França a conseguir empatar o jogo.

1996

Em 1996, a Juventus consegue a contração de Zidane por 3,7 milhões de euros. Na sua primeira temporada em Itália, Zizou conquistaria a Serie A e a Taça Intercontinental, mas voltaria a perder uma final europeia, desta feita a Liga dos Campeões, sofrendo uma derrota por 3-1, contra os alemães do Borussia Dortmund.

Na temporada seguinte, a Juventus voltaria a conquistar o título italiano e voltaria a perder a final da Ligados Campeões, agora face ao Real Madrid.

No Euro 1996, Zidane já era um jogador chave da sua seleção e conduziu os gauleses às meias-finais, onde seriam eliminados pela República Checa.

1998

Em 1998, o Mundial disputa-se em França e Zidane volta a dar que falar ao ser o primeiro jogador francês a ser expulso em fases finais de mundiais. Isto não impediu que a França fizesse um percurso positivo, alcançado a Final contra o Brasil.

Neste jogo, Zinédine Zidane destaca-se ao marcar dois golos de cabeça. O resultado final seria de 3-0 e Zizou seria elevado ao patamar de herói nacional, tendo direito a ter a sua face projetada no mítico Arco do Triunfo.

2000

Em 2000-2001, na sua última temporada em Itália, a Juventus não conseguiria melhor que o segundo lugar, mas Zidane é eleito pelo segundo ano consecutivo “Melhor Jogador Estrangeiro a Jogar em Itália”.

Curiosamente nesta temporada, Zidane seria notícia após ser expulso no jogo contra o Hamburgo, por dar uma cabeçada JochenKientz. Episódio que repetiria anos depois.

No Euro 2000, a França voltaria a fazer história conquistando o torneio e ostentando simultaneamente o título de campeão europeu e campeão mundial. Zidane seria coroado o melhor jogador da competição.

2001

Em 2001, Zidane transferia-se para o Real Madrid pela soma então recorde de 75 milhões de euros. É em 2002 que Zidane finalmente consegue vencer uma Liga dos Campeões. Na final contra o Bayer Leverkusen, Zidane iria marcar o segundo golo e dar o título ao clube espanhol.

2002

Na temporada seguinte, em 2002-2003, Zidane sagra-se campeão espanhol pelo Real Madrid e é nomeado Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, prémio que já havia recebido em 1998 e em 2000.

No Mundial de 2002, Zidane esteve ausente nos dois primeiros jogos, o que acabou por se refletir fortemente nos resultados da seleção francesa, a qual acabaria por não passar da fase de grupos.

2004

Em Portugal, a França começa o Euro 2004 em grande, terminando a fase de grupos em primeiro lugar. Contudo, nos quartos-de-final, a Grécia provoca uma surpresa eliminando os favoritos gauleses, por uma bola a zero. A mesma Grécia iria posteriormente vencer o título. Depois do final da competição Zidane anunciaria o abandono da seleção.

2006

Em Maio de 2006, Zidane anunciaria que se iria retirar após o Mundial a disputar naquele ano.

Após vários jogadores chaves se retirarem desfalcando fortemente a seleção francesa, Zinédine Zidane resolve regressar para disputar o Mundial de 2006.

A França chega à final, jogo que já se saberia ser o último da carreira do carismático capitão francês. Logo no início do jogo, Zizou marcaria um golo, mas o momento que marcaria toda a competição estava reservado para o minuto 110 do jogo.

Já bem dentro do prolongamento, Zidane responde a um insulto do central italiano Marco Materazzi, com uma cabeçada e é imediatamente expulso.

A França acabaria por perder o jogo na marcação das grandes penalidades e as imagens da agressão seriam difundidas de forma exaustiva, em todo o mundo.

O último jogo do mago francês acabaria por ficar marcado por este episódio.

2011

O francês assumiu o cargo de diretor desportivo do Real Madrid, na sequência da saída de Jorge Valdano. O clube onde evoluem três dos seus quarto filhos. Enzo Zidane, o mais velho foi recentemente chamado aos trabalhos da formação principal da equipa madrilena.

Mais Fotos:

Pesquisar Mais Famosos Antes e Depois de A a Z:

IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:19 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)